domingo, 16 de novembro de 2008

Atividade-5 VALQUÍRIA

Nome da atividade: Estou acima do peso ideal?
Autor: Andréa da Silva Castagini
Co Autor: Ezequiel Menta
Instituição: Secretaria Estadual de Educação

Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Entender o significado do índice de massa corporal (IMC) e sua importância para a saúde. • Compreender o que são bons hábitos alimentares, identificando os maus hábitos para trocá-los por melhores. • Incentivar a prática de exercícios e a alimentação saudável.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Calorias, sistema digestório, nutrição e nutrientes.

1° aula – apresentar o conceito do índice de massa corporal (IMC) e sua importância. Mostrar a tabela que classifica os valores do IMC segundo o peso normal, sobrepeso e obesidade. Explanar aos alunos que a preocupação com os quilos a mais deve ser mais que a estética, mostrando a correlação entre o sobrepeso e obesidade com doenças cardíacas, por exemplo.

Explicar o que é a taxa metabólica basal, que significa a quantidade mínima que temos que ingerir de calorias diariamente. É importante enfatizar que estes cálculos são apenas ilustrativos e não substituem a visita a um médico ou um nutricionista, que tem conhecimento e prática para recomendar uma dieta balanceada para o biótipo de cada um. Fazer uma análise do que se constitui uma dieta balanceada. Por fim, explicar aos alunos o perigo que constitui uma vida sedentária e as doenças correlacionadas a este fator, estimulando a prática de atividades físicas.

Atividade no laboratório de informática.

2° aula
Se a escola possuir balança, é interessante pesar os alunos e que eles anotem esta medida para a atividade futura. Levar os alunos para o laboratório de informática, passando a lista de sites que recomendamos abaixo, para que eles calculem seu IMC e também a taxa metabólica basal. Há também páginas com tabelas das calorias de cada alimento e as que calculam o gasto calórico de cada atividade física, até mesmo as que realizamos em casa, como lavar louça.

Os alunos, de posse dos dados de seus IMC e taxa metabólica basal, podem fazer um único gráfico para visualizar o estado físico da sala. A maioria está no peso ideal, ou está acima do peso? Há muitas ocorrências de obesidade? O professor deverá ter bastante sensibilidade para perceber se os alunos não ficarão constrangidos, e sempre que possível trabalhar este estigma colocado pela sociedade. A obesidade em geral é um estado nutricional que pode ser temporário e não definitivo. Se houver disponibilidade dos alunos a falar sobre o preconceito e problemas que sentem por estarem acima do peso, é interessante, desde que o professor e os colegas não ridicularizem estas iniciativas.
página com calculadora para o IMChttp://www.saudeemmovimento.com.br/saude/imc.htm
página com informações sobre taxa metabólica basal e nutrientes importantes na dieta. http://www.cdof.com.br/nutri3.htmhttp://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/consumo_kcal.htmPágina que calcula o gasto calórico com atividades diárias praticadas.
http://www.cdof.com.br/nutri1.htmhttp://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/gasto_kcal.htmPágina que contém tabela com valores calóricos dos alimentos.http://www.gastronomiabrasil.com/Gastronomia/Tabela_de_Calorias/Tabela_de_Calorias.htmpágina com reportagens sobre obesidadehttp://www.abeso.org.br/< href="http://www.obesidade.med.br/">http://www.obesidade.med.br/página com artigos e reportagens sobre atividade físicahttp://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=934
Recursos complementares
Havendo interesse e tempo para trabalhar recursos adicionais, como a obesidade e o bullying. Para isto, peça aos alunos que entrem nestas webquest, que tratam dos assuntos acima mencionados. Bullying http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=4265&id_pagina=1 Obesidade e alimentos e saúde http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=4166&id_pagina=1 http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1140&id_pagina=1 http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/02269885970/img/queimando2.jpg Atividade em sala de aula. 3° aula Pedir que os alunos pesquisem sobre a prática de esportes e atividades físicas e os benefícios para a saúde. Propor aos alunos que em grupos, montem uma campanha publicitária (na forma de cartazes ou panfletos) que incentive a prática de atividade física.
Avaliação
Avaliação. A avaliação poderá ser feita pela participação dos alunos em todos os passos da confecção dos gráficos e também na apresentação de cada grupo, da campanha publicitária por eles idealizada, para toda a sala de aula. Uma forma interessante de avaliar é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. A última imagem colocada nas atividades refere-se a um exemplo de rubrica que pode ser utilizada. Caso deseje fazer sua própria planilha, o professo pode usar os seguintes sites: http://rubistar.4teachers.org/index.php http://www.rubricbuilder.com http://www.roobrix.com/ http://landmark-project.com

2 comentários:

Curso - TICs disse...

Valquiria!
Muito interessante esta experiência e quantos softwares podem ser utilizados...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Adila Roos disse...

Valqueiria!
Alternar entre aquilo que se apresenta “engessado” nos livros e permitir que haja momento de ampliar com a sua merecida capacidade , nos leva a momentos tópicos de conhecimento. Na experiência relatada, fica claro que ter um caminho para buscar e buscar o conhecimento através dos múltiplos softwares contempla o trabalho com uma dimensão certamente muito mais ampliada e com avanços.