quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Atividade 5 - Zilá -

Aprendendo com os Diferentes Tipos de Textos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Para o Construtivismo, em relação ao processo de alfabetização, é importante que a criança que esteja em tal processo, tenha contato com diferentes tipos de textos, tais como: histórias infantis, romances e literaturas diversas, poesias, parlendas, receitas entre outros. Por isso, é fundamental que o professor faça a leitura e apresente em sala de aula diferentes tipos de textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: músicas, parlendas, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc

Data de publicação
24/10/2008

Estrutura Curricular

Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leituraEnsino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Autor
Lívia Raposo Bardy

Instituição
Universidade Federal de São Carlos UF São Paulo

Co-Autor
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem usadas são:- aula interativa;- uso de rádio e/ou computador com caixa de som.

Atividade 1
Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças, como, por exemplo:- Vocês já ouviram música?- Que tipo de música vocês gostam?Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem uma música, de sua escolha. Depois que ouvirem a música o professor faz outros questionamentos.- Quem já conhecia esta música?- Vocês gostaram dela?- Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?
Agora, nós vamos ouvir uma história que se chama “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha.

Recurso
Os alunos vão acessar a internet à procura da história.
Após ouvirem a história, o professor conversa com os alunos e explora a capacidade de compreensão do texto, e se foi interessante .O professor, mostra que tanto a música que elas ouviram como a história são textos, e, que apesar de possuir algumas diferenças, são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores.

Atividade 2
Fazer uma lista na lousa sobre os diferentes tipos de textos que as crianças conhecem. Mostrar às crianças, jornais, revistas, folhetos de supermercados e outros tipos de texto. É importante deixar que as crianças possam folhear os diferentes tipos de textos e falarem as diferenças que existem entre eles.

Atividade 3
Depois que as discussões sobre diferentes tipos de texto existentes, pedir para que as crianças façam um desenho, sobre a música ou sobre a história que ouviram. Cada aluno fica a vontade para escolher .Depois disso, o professor, com o auxílio dos alunos coloca os desenhos na parede e pede para que algumas crianças voluntárias expliquem o que desenhou, se optaram por desenhar algo da música ou da história que ouviram. Assim, o professor apresenta mais um tipo de texto, e explica que um desenho, apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o “lêem”.

Recursos complementares
- Outros tipos de textos, conforme elencados acima - receitas, poesias, parlendas, livros de histórias infantis, folhetos de supermercados entre outros, para que a criança possa perceber os diferentes gêneros textuais que existem além de perceber que todos têm suas características peculiares e sua importância.

Avaliação

A avaliação se dará de forma coletiva em todo o momento da atividade. Por isso, fazer perguntas antes da atividade, com o objetivo de fazer um diagnóstico para saber o que as crianças sabem sobre “Tipos de Textos” existentes e no final da atividade para verificar se elas aprenderam alguns exemplos. A avaliação também pode ser feita através do desenho e do texto que o aluno fez. É importante salientar, que por se tratar de séries iniciais do Ensino Fundamental, os níveis de escritas dos alunos poderão ser variados, por isso é salutar que cada um seja avaliado de acordo com o nível da alfabetização que se encontra. No entanto, esta é uma oportunidade para que os alunos se sintam instigados a avançar nos conhecimentos que possuem.

4 comentários:

Curso - TICs disse...

Zilá!
Muito interessante esta experiência e é o que realmente desejamos que aconteça dentro do processo de alfabetização, onde o aluno possa estar avançando. Eu costumo dizer que a alfabetização é que vai nortear o saber escrever e ler, é um processo complexo, mas maravilhoso e que se extende às séries seguintes, onde deve ser continuado, aprimorado para que o aluno sinta na leitura e escrita uma conquista para conhecer um novo mundo.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Cleonice-linux-2008 disse...

Acho interessante trabalhar com diferentes tipos de textos, pois cada aluno é diferente e vai ter um aprendizado de maneira também diferente. Sei que uns desenvolvem um tipo de saber e outros nem sempre vão assimilar da mesma maneira.
Um abraço Zilá

Cleonice-linux-2008 disse...

Acho interessante trabalhar com diferentes tipos de textos, pois cada aluno é diferente e vai ter um aprendizado de maneira também diferente. Sei que uns desenvolvem um tipo de saber e outros nem sempre vão assimilar da mesma maneira.
Um abraço Zilá

VALQUÍRIA disse...

Olá Zilá!
Realmente a diversificação é tudo em uma aula, nem todos tem o mesmo tempo e método de assimilação. Por isso, acho que a presentação de diferentes tipos de texto proporciona sim, um aprendizado mais acessível e interessante ao aluno.
Abraços