domingo, 9 de novembro de 2008

Atividade 2 - Patrícia Pereira


Registrando a própria reflexão

Para auxiliar o processo de aprendizagem e despertar a curiosidade nos alunos é necessário primeiro vencer os medos e encarar a tecnologia como um recurso e não como um obstáculo.
É imprescindível que o profissional de qualquer área e principalmente da educação, se proponha e se disponha a buscar constantemente o aperfeiçoamento. Neste sentido é necessário estudar e aplicar novas técnicas metodológicas, utilizando todos os recursos possíveis, incentivando o uso adequado das mídias e promovendo a troca de experiências, tão rica e cheia de possibilidades.
É preciso evoluir para progredir, e a aplicação das tecnologias desenvolve os assuntos com metodologia pedagógica alternativa, auxiliando o processo de aprendizagem.
A informatização torna a escola atraente e eficiente, por isto, não deve somente se limitar ao incentivo e motivação dos alunos para o uso desses conhecimentos, mas sim promover oportunidades para que os professores tornem o “fazer pedagógico” algo interessante e adequado aos novos tempos.
A escola deve proporcionar oportunidades de aprendizagem e de aperfeiçoamento para os professores para que estes possam realmente ser agentes de transformação, assegurando a todos os alunos oportunidades de enriquecimento com as tecnologias no processo de aprendizagem e também de inclusão, pois ainda é algo distante da realidades de muitos alunos fora da escola.
O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de facilitador, mediador da construção do conhecimento e de estar sempre em formação, em busca do novo, para que não se torne “obsoleto” e “sem graça”.

Um comentário:

Curso - TICs disse...

Colega!
Todo o profissional deve buscar aperfeiçoar-se sempre, principalmente o profissional da educação que deve buscar novas técnicas e metodologias para que suas aulas tornem-se atrativas levando o aluno a aprender por prazer e não como imposição.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul