segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Atividade 1 Adila Roos

ATIVIDADE 1 – QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Prefiro ser essa metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Quero dizer agora o oposto do que disse antes

Prefiro ser essa ...

Pensei na música Metamorfose Ambulante de Raul Seixas, em função do exercício prático que vivemos, podemos tomar contato com algumas dificuldades e facilidades que apresentamos quando nos dispomos a auxiliar alguém a viver de forma prazerosa a sua condição de aprender, há necessidade de passarmos por estágios intermediários, provocarmos a saída de um estado latente para um de movimento, de ação, num processo ainda que silencioso – de crescimento. Ao passarmos pela transformação – a metamorfose – saímos mais lúcidos, mais abertos para o mundo que nos cerca,há um maior discernimento, inclui-se neste contexto esforço, algumas vezes é justamente o que precisamos em nossas vidas para conceber no lugar das dificuldades enfrentadas a fortaleza para os enfrentamentos.

Faz-se necessário ao professor o “querer aprender” conhecer o fenômeno “aprendizagem”, estar atento às relações que se estabelecem na vida, na escola, buscando desvelar e compreender o mundo de significados do aluno, clarendo o que impede e o que propicia ao aluno uma aprendizagem com elaboração própria, exercendo sua condição de capacidade de avançar.

O professor necessita assumir um papel de comprometimento, tendo em vista que deve ser presença pra os alunos como sujeito oportunizador de opções, crescimento e superação, não se omitindo diante das situações, ainda que por demais desafiadoras. Nesse sentido todas os recursos pedagógicos e tecnológicos são bem-vindos para tornar a escola um ambiente mais rico de aprendizagem, favorecendo ainda mais o processo de construção do conhecimento. Mesmo diante de as escolas serem muitas vezes espaços fechados às novas realidades sociais, o professor não pode ser contraditório ao desafio de ser aberto, deve sentir a necessidade de trazer a contemporaneidade para dentro da escola e assim abrindo fronteiras .

3 comentários:

lu disse...

Adila!
Acho muito importante quando ressaltas a questão do 'querer aprender"por parte dos professores. Pois, acredito que tudo passa por aí, não existirá mudanças se não houver desejos,vontades.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - CIESC A - SMEd disse...

Oi Adila

É muito bom conhecer pessoas como você, empenhadas e apaixonadas pelo que fazem, que se doam de coração. Felicidades em tua caminhada.
Um abraço
Mariá

Curso - TICs disse...

Adila!
A comparação com a letra da música é fantástica.. Somos realmente uma metamorfose ambulante... Somos seres em constante mudanças, buscamos aprender, erramos ,acertamos rompemos fronteiras. Quando queremos sabemos inovar como ninguém.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul