terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade 1 - Nilzo Machado

Quem sou como professor e aprendiz...????

Desde que nascemos estamos em constante processo de assimilação dos mais diferentes tipos de conhecimentos. Criamos vínculo com nossa mãe pelo cheiro, pela amamentação, pelas suas brincadeiras quando nos dá banho, troca nossas fraldas, etc. Somos aprendizes... nossos familiares... os professores.


Em seguida vem a escola e este cenário é contínuo e repetindo-se durante toda a nossa vida, apesar de muitas vezes chegarmos a esta constatação quando estamos efetivamente “AMADURECIDOS” - lê-se um pouquinho mais velho/idoso – nos fazendo chegar à conclusão que quanto mais estudamos e aprendemos sobre o Mundo e seus diferentes saberes e conhecimentos, REALMENTE NÃO SABEMOS PRATICAMENTE NADA!


Nós, educadores, acima de tudo temos que ter bem presente esta realidade, tendo a humildade de reconhecer que nossos alunos, também são uma grande fonte de informação, principalmente nos dias de hoje com a Internet, celular, MP3,4,5,..., rádio, TV e todo material impresso. Precisamos é tirar proveito desta nova realidade e utilizá-la a nosso favor... como ferramenta e subsídio para nossos verdadeiros objetivos, ou seja, transformar toda esta informação efetivamente em formação.


Com este pensamento, procuro sempre respeitar e ter um bom relacionamento com meus alunos - gostando de mim... irão gostar do que estou propondo que façam e/ou aprendam – pois, acredito que somos movidos por curiosidades, necessidades e acima de tudo por paixões, que por sua vez nos estimula e promove o interesse por alguma coisa ou situação.


Nesta caminhada o uso das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem deixa de ser uma novidade e passa a ser uma necessidade. Não podemos estagnar e trabalhar da mesma maneira que nossos professores.
Isto não é fácil, visto que em nossa formação isto não foi vivenciado, logo, temos que aprender fazendo...


Hoje a informação está em todo lugar. Nossos alunos de uma forma ou de outra acessam esta informação. Portanto, precisamos organizar toda esta informação de forma que ela realmente promova a construção do conhecimento.


Todavia, cada um deve fazer a sua parte... os governos em suas diferentes esferas e principalmente os gestores em suas escolas, investindo e estimulando os professores no uso das diferentes mídias, especialmente no uso da informática em função da grande atração que esta exerce sobre os alunos.

A formação continuada é palavra de ordem neste processo!


Temos que ter claro que o que buscamos aprender... tem sentido em nossas vidas e nunca mais esquecemos. Simplesmente é abstraído visto que é APRENDIDO.


Isto vale para nós e especialmente para nossos alunos.


Logo, uma pesquisa orientada na Internet, com a posterior produção de um vídeo, texto, slide-show, dramatização, etc., seguida da publicação na própria rede através de grupos ou fóruns de discussões, na construção de Blogs, de jornais online, dentre outros, constitui-se numa nova maneira de se aprender e de se ensinar e conseqüentemente de se produzir conhecimento.


Acredito no que escrevi acima...
Procuro sempre fazê-lo... Não é simples, pois muitas variáveis surgem no caminho!


Mas posso garantir... VALE a PENA!


E, a cada passo... fico mais convencido que NADA SEI...
Estou sempre APRENDENDO!


Abraços!
Prof. Nilzo Machado

2 comentários:

Patrícia Pereira disse...

Caro colega...
Concordo com você que nossos alunos são uma grande fonte de informação. Temos de agradecer por essa revolução tecnológica ter provocado essa manifestação tão proveitosa para todos os envolvidos. Como coloquei na minha atividade, a parte que considero realmente revolucionária nesta nossa nova sociedade, é justamente essa oportunidade de troca e compartilhamento de idéias, interesses, uma rede de aprendizagem onde o conhecimento se fortalece com a contribuição do outro. Talvez estejamos causando uma revolução em velhos paradigmas, velhas práticas obsoletas de detenção do conhecimento. Nosso papel agora é saber utilizar todas essas ferramentas para a construção de algo que seja realmente significativo, e para isso nada melhor que estarmos em constante formação!
Um abraço!

Curso - TICs disse...

Nilzo!
Ao ler tuas reflexões, observo que compactuo contigo, pois, quanto mais estudamos mais e mais precisamos estudar e temos a clareza que nada sabemos...Isto é muito bom, pois imagina se estivéssemos prontos, acredito que perderia a graça não achas?
O que escreves é vero...eu é que o diga...

"Em seguida vem a escola e este cenário é contínuo e repetindo-se durante toda a nossa vida, apesar de muitas vezes chegarmos a esta constatação quando estamos efetivamente “AMADURECIDOS” - lê-se um pouquinho mais velho/idoso – nos fazendo chegar à conclusão que quanto mais estudamos e aprendemos sobre o Mundo e seus diferentes saberes e conhecimentos, REALMENTE NÃO SABEMOS PRATICAMENTE NADA!"
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul