terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade 1

Quem sou como professor e aprendiz...


A própria frase já leva a uma reflexão mais profunda e existencial, pois como professor acredita-se um eterno aprendiz!

Quantas vezes nos deparamos com situações que aprendemos com nossos alunos, com crianças, com jovens e incorporamos nossa vivência pessoal como profissional, uma valiosa aprendizagem!

Gostar de aprender, conviver com o outro, na troca de experiências, tanto em sala de aula e muitas vezes naquele bate-papo informal no final da aula, na entrada muito se aprende e compartilha com o outro.

O professor tem papel de influência na comunidade em que atua, servindo de modelo e exemplo para todos aqueles com o qual se relaciona.

O professor desperta a curiosidade de seus alunos, desafia a buscar novas oportunidades através das tarefas propostas em aula, cria situações de enfrentamento e discussão para que as idéias sejam abordadas e aprofundadas. É preciso que ouça idéias e esteja aberto a sugestões, exercitando a manifestação de diferentes opiniões, exercitando no aluno o papel de “professor”, para que possa contribuir no processo construtivo e coletivo.

Ser “professor” é desafiante, mas é “show” aprender com esta galera que está sempre “ligada”, inserida no atual, @cessando o mundo!

4 comentários:

ANA BEMBOM disse...

Essa forma dinâmica e aberta que tu propõe é com certeza o caminho certo e de sucessso assegurado na aproximação entre professor e aluno.
Tudo natural e simples.Vlu!!!! Um abraço colega

Curso - TICs disse...

Ser professor aprendiz é ter a coragem de dizer "sei que nada sei, mas quero tudo saber",buscando,refletindo, reavaliando sua prática a cada dia. É saber retomar de cabeça erguida para que não venhamos a perder o respeito por nós mesmos e dos nossos alunos.
Margarete Curto Schütz
NTe-Cachoeira do Sul

Cleonice-linux-2008 disse...

Maristela1

Realmente a frase já diz que somos professores numa área, mas aprendizes a vida toda.Estamos neste mundo da educação para aprender sempre mais do que ensinar, ensinamos pelo próprio exemplo, pelo respeito, enfim, sempe ensinamos, mas o que mais podemos dizer é que a aprendizagem é infinita, aprendemos até com os nossos filhos, nossos alunos. Sabemos que o aprendizado na vida não ocupa espaço, portanto sejamos aprendizes para poder ensinar aos outros pelas atitudes.Devemos trocar "figurinhas", experiências, saberes, discutir idéias, aceitar opiniões e pensar sempre que seremos eternos aprendizes.
Um abração colega

Elke Quilião disse...

O professor esta sepre aprendendo com seus alunos, talvez mais do que ensinando e tu foste muito feliz no teexto que escreveste. Adorei!!!!