sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Atividade 1 - Nara Elisa de lara Machado

Quem sou como professor aprendiz.

Somos eternos aprendizes. Desde que o homem nasce ele aprende. Aprender é processo contínuo e quem diz que já sabe tudo, não aprendeu nada. Aprendemos como utilizar cartão de crédito, oMP3 e o MP4, a câmara digital, o celular e tantas coisas que surgem com a evolução das tecnologias. Como professores estamos em eterno aprendizado pois trabalhar com um universo de tantas diversidades exige de nós um contínuo aprender.

Cada ano que entro na sala de aula me preparo para aprender: novas pessoas, colegas, novas atividades, novas tecnologias. Aprender a me relacionar, fazer pensar, refletir, buscar soluções viáveis para as situações do cotidiano. Faço muitas perguntas a meus alunos, gosto de deixar sempre algo em que pensar. Penso que o meu maior desafio é justamente ensinar a pensar. O conhecimento está, com as novas tecnologias, ao alcance de todos. Ensinar o que fazer e analisar criticamente esse conhecimento e criar soluções para os nossos problemas, essa é a nossa missão. Em um mundo em os que seres humanos estão passando por um processo de “coisificação” nosso maior desafio é a humanização. É orientar para que nossos aprendizes saibam discernir o essencial do ilusório. Saibam cooperar em meio a tantas diversidades. Pensar não só a nível local, mas globalmente pois sabemos que o nosso agir e pensar afeta a todos no planeta. Pensar cosmicamente, somos seres de um universo em evolução contínua. Sou uma idealista, quando estou com meus alunos os vejo como universos. Cada um com suas histórias, potencialidades e capacidades, seus amores, seu modo de viver e conviver.

Penso que como professor aprendiz me coloco ao lado dos meus alunos pois aprendemos e evoluímos juntos. Vamos lado a lado cooperando, ensinando, rindo, errando,refletindo...mas nos tornando seres humanos melhores.


Um comentário:

Curso - TICs disse...

É isto aí estamos aqui evoluindo, temos que caminhar juntos, buscando, socializando, levantando questões, deixando interrogações????? Mas voltando a todas elas vendo o que foi possível construir na caminhada de conhecimentos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul