terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ativ3_anabembom

Educação e Tecnologia
Todas as nossas reflexões e discussões neste primeiro momento estão girando em torno das tecnologias e sua utilização na sala de aula, além da dúvida que há sobre o professor dominar ou não, essas tecnologias.
Hoje o mundo é marcado pela grande apreensão de conhecimentos.
Nossos alunos dispõe de uma gama de conhecimento infinitamente maior do que os oferecidos de forma arcaica na escola.
A maioria dos conhecimentos oferecidos nos educandários não tem aplicação na vida do aluno, não tem adequação com sua realidade.
O que professor Ladislau Dowbor propõe é em linhas gerais uma revolução na educação, que implicaria numa revolução social, começando pela valorização e qualificação do professor que tem a árdua tarefa de transformar o aluno no gestor do futuro. É difícil com certeza essa missão, mas não impossível. Requalificar é a palavra de ordem, mas requalificar primeiramente a vida.
Esses questinamentos me transportaram ao pensamento de George Snyders que disse: "Temos de revolucionar o ensino, o que implica em revolução social e dar nossa aula amanhã cedo".

3 comentários:

Prof. Nilzo Machado disse...

Olá colega!

Parabéns pelas tuas constatações.

Conseguiste perfeitamente interligar a revolução na Educação que o Prof. Ladislau muito bem explica como necessária, à revolução social, que também é NECESSÁRIA.

Vou ousar complementar teu raciocínio...

Esta revolução social já está acontecendo! E de fora para dentro das Escolas.

Muitos professores já não conseguem mais dar aula “normalmente” como faziam há alguns anos. Os alunos não aceitam suas metodologias e manifestam-se como sabem, ou seja, na maioria das vezes com desrespeito, indisciplina, etc.

O uso das TICs e uma mudança na escolha dos conteúdos aliado a um planejamento interdisciplinar evidenciando a maneira de como estes conteúdos serão desenvolvidos e posteriormente avaliados, pode representar, quem sabe, o início da mudança educacional que se faz tão necessária em nosso País.

Um abraço!
Prof. Nilzo Machado

Curso - TICs disse...

Colega!
Nossos alunos estão empregndos de conhecimentos computacionais, falta ainda ensinar-lhes a utilizarem-se dos mesmos no processo ensino-aprendizagem, não vai ser nada difícil, pois eles estão abertos para estas atividades só falta darmos um pequeno empurrãozinho.Ladislau Dowbor propõe uma revolução em educação, mas eu questiono quando ele se refere que tornar o aluno o gestor do futuro que será uma tarefa árdua, pois o aluno apenas precisa ser lapidado ele nasceu pronto inserido no contexto das tecnologias falta-lhe a teoria que têm que casar com a prática.Quanto aos educadores em muitos casos faltam os dois elementos indispensáveis para a socilização de informações com as TICs.
Rever sua prática,vejo e exemplifico uma professora como " Lulu": é um exemplo de superação, começou a alfabetizar-se digitalmente, teve dificuldades e muitas, pois o caminho foi árduo, mas hoje está apaixonadíssima pelo trabalho que realiza em sua escola,envolvendo alunos,trabalhando em ambientes virtuais de prendizagem, se superando a cada dia.É fantástico. Mas o segredo está no querer,buscar é ter,muita persistência...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Cleonice-linux-2008 disse...

Colega!
Estamos na era da tecnologia. Concordo que nosso aluno está com uma oferta de conhecimento pela tecnologia, pela internet e outros meios modernos.
Sei que os conteúdos ensinados na sala de aula muitas vezes, não são utilizados na vida real e que nossos alunos então vão em busca de novos saberes através de outros cursos seja pela internet, cursos gratuítos em outros locais e que nem sempre a escola é a escola da vida, mas sima a vida é uma escola.