terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ativ1_anabembom


Quem sou como professor e aprendiz?

A sociedade está se transformando num período de tempo demasiado rápido.
As mudanças e inovações acontecem com uma rapidez que nos amedronta.
Nunca a palavra obsoleto esteve tão em voga.
A metodologia educacional se transformou drasticamente.
O apelo da modernidade formou naturalmente o professor aprendiz.
Nossos alunos estão léguas a nossa frente, e nós, ou buscamos nos aproximar deles ou estaremos condenados a permanecer na fila do obsoleto.
Resolvi que não quero ser uma sucata e busco permanentemente interagir com meus alunos, até mesmo em questões de planejamento. Buscamos, e não é fácil,especialmente por questões disciplinares, construir juntos nossa metodologia.
Usamos os recursos de nossa escola, sempre que possível, pois a burocracia e a resistência contra uma educação mais aberta ainda é grande.
É difícil traçar uma perfil do tipo de professora que sou. Fui formada para ser quadrada e hoje me pedem que me torne triangular. O que posso dizer é que estou procurando modificar-me, tornar-me multifacetada pois sou professora e não sei ser outra coisa.
Tenho consciência da minha responsabilidade, do meu papel, especialmente porque em recente pesquisa, foi apontado o professor como o profissional mais confiável.
O professor a medida que ensina, aprende, pois cada um traz em si uma experiência boa, uma idéia inovadora. Dentro da própria geografia conteudista, já aprendi muito com os alunos, com as suas descobertas e questionamentos.
Somo animais sociais, então, não poderemos crescer isolados. Fomos concebidos para a convivência, de maneira que possamos interagir dentro de uma perspectiva de colaboração. Em educação a partilha é fundamental, pois tudo que diz respeito ao processo educativo, não está pronto, é um permanente construir e redescobrir. Estou aberta a contribuir e receber contribuições de colegas, de alunos, enfim de todos que se preocupam com o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

2 comentários:

bloggerdonoturno disse...

Abertura e disponibilidade para aprender é o que nos mantém vivos. Temos que aprender novas formas de conviver, de preservar a vida e a dignidade humana.Se queremos sobreviver temos que ter consciência que precisamos mudar ou nos tornaremos "obsoletos" e deixaremos de cumprir com o objetivo da nossa escolha vocacional que trabalhar em prol da vida. Devemos junto de nossos alunos, lado a lado, como aprendizes utilizar as novas tecnologias e nos tornar melhores, mais humanos.

profª Nara Elisa de Lara Machado

Curso - TICs disse...

Ana! Concordo plenamente contigo, o professor a medida que ensina aprende. Tive uma formação tradicional, romper com a mesma não foi nada fácil e acredito que ainda estou rompendo com paradigmas que considerava os ideiais. Vejo que temos que vislumbrar um educador jovem"interiormente", que não tenha medo de desafios e que lhes ofereçam oportunidades de levar o aluno a sonhar a busscar seus sonhos através da nova forma de aprender "ele cosntruir seu próprio conhecimento", através da interação e cooperação que ambientes virtuais de aprendizagem possam lhe proporcionar...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul