sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Atividade 1 - Isabel Lisboa

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ.
Considero-me em constante evolução como professor, aprendendo junto com os alunos, procurando diversificar dentro do conteúdo e adaptando a metodologia à turma, despertando seu interesse e mostrando a necessidade deste aprendizado para o seu crescimento individual, respeitando uma consciência coletiva, crítica e atual aos desafios deste mundo moderno e veloz.
Devemos estar sempre preparados para os desafios de nosso cotidiano, despertando em nosso aluno uma vontade de aprender para evoluir neste contexto como cidadão e uma pessoa esclarecida, pronta para enfrentar as dificuldades que surgem a todo momento, tecnologias em constante evolução e pessoas preparadas para usá-las em seu beneficio e, principalmente, da sociedade como um todo.
Não é fácil despertar em nosso aluno o gosto pelo estudo, pelo saber, temos uma constante fonte de preocupação com uma certa “preguiça” dos nossos jovens para estudarem e amadurecerem conscientemente para o seu futuro que, embora induzido por todos os professores, é necessário que o próprio aluno deseje trilhar este caminho para o seu crescimento efetivo.
Sinto-me na obrigação, como professor, de estar preparado e sempre atualizado para os desafios que surgem a todo momento, tendo como um grave impedimento a falta de tempo para meu aprimoramento eficaz num mundo materialista onde tenho de correr mais, com uma carga horária grande de regência de classe, tendo um baixo retorno salarial e necessitando trabalhar cada vez mais para manter um determinado padrão de vida satisfatório para mim e minha família, prejudicando momentos de lazer para preparação de aulas plenamente satisfatórias, com planos, provas, trabalhos e correções para bem cumprir esta profissão muito dignificante, que faz um enorme bem à alma quando vemos o sorriso e a felicidade estampada no rosto de um aluno que atingiu o seu objetivo (e o nosso): aprendeu.

2 comentários:

Vera Nascimento disse...

Desde que te conheci e tendo criado ao longo tempo, deste já longo tempo, uma sólida amizade, não me surpreenderam as tuas palavras pois sei que elas refletem o teu procedimento no dia a dia das atividades docentes e a tua fé na educação como alavanca para uma vida profícua de nossos educandos.
És uma educadora que ajuda a fazer a diferença.
É um privilégio ter a tua amizade e saber de teus propósitos firmes.
Vera Nascimento

Curso - TICs disse...

Colega!
Acredito que os nossos jovens são o que são, pois a própria escola ainda é muito paternalista, passa a mão por cima, cobra muito pouco,o aluno tem mil chances..Onde fica a responsabilidade? Se não entregou o trabalho hoje abre-se outro espaço para o pobrezinho. A vida abre espaços para os relapsos? Não a vida não perdoa, no mercado de trabalho vão se sobresair aqueles que demonstrarem o melhor de si em termos de qualificação e rendimento.A escola deveria cobrar mais isto não achas?
Margarete Curto Schütz
NTE-cachoeira do Sul