quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Atividade 5 - Nilzo Machado

Conhecendo uma experiência

Ficha Técnica:


Nome da atividade: Adição de Frações
Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Adicionar frações
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Números fracionários; •Denominação de frações; •Frações equivalentes.

Autor: Claudia Renata Pauleto do Prado
Co-Autor: Maria Terezinha Gapar
Instituição: COLÉGIO MADRE CARMEN SALLES UF: Distrito Federal
Áreas do conhecimento: Matemática / Iniciais do Fundamental / Frações / Operações com frações: Adição e Subtração
Descrição e Síntese:
A atividade deve ser desenvolvida com dois momentos distintos. O primeiro em sala de aula e o segundo na Sala de Aula Digital.
1) Sala de aula:
O professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática retoma os conceitos de frações, como se lê as denominações (numeradores e denominadores), etc.
2) Sala de Aula Digital:
Neste, eles irão encontrar um material de frações, composto de tiras de diversos tamanhos. Oriente-os para que realizem as atividades propostas, para isso eles deverão arrastar as tiras de frações com o mouse. Em seguida deve ser apresentado aos alunos as atividades, pedindo para que as transcrevam para uma folha de papel.
A realização das atividades devem ocorrer conforme as orientações do Site.
Avaliação: Dar-se-á pela participação nas atividades, pelas contribuições dadas, pela percepção da regra e/ou do algoritmo e também pelas anotações feitas na folha. Além disso, poderão ser sugeridas outras adições pelo professor ou pelos próprios alunos. A sua resolução poderá ser feita com a utilização ou não do material concreto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A atividade é muito interessante, pois possibilita que o Professor trabalhe a adição de frações usando frações equivalentes para resolvê-las, ao invés do tradicional mmc (mínimo múltiplo comum), assim, dá-se a oportunidade para que os alunos possam resolver de maneiras diferentes, encontrando a sua própria estratégia de resolução.
Alguns cuidados devem ser tomados nesta aula... tipo a necessidade da simplificação dos resultados, de forma que todos os alunos encontrem a mesma representação da fração, para cada exercício proposto.
É importante dizer também, que o conteúdo envolvendo operações com FRAÇÕES, é extremamente cansativo e sem atrativos para o aluno quando é abordado de forma teórica (cheio de regrinhas), por parte do professor.
O uso da informática - no caso... os materiais elaborados pela UNIJUI, através do seu LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA - pode tornar este aprendizado muito mais envolvente e prazeroso para os alunos.
Um abraço!
Prof. Nilzo Machado

2 comentários:

Curso - TICs disse...

Nilzo é muito bom poder compartilhar destes momentos onde a troca de experiências só virão a acrescentar no trabalho dos colegas.
Sabemos que a matemática é uma disciplina que exige muita concentração e que hoje podemos contar com a informática para ilustrá-la.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Isabel Cristina disse...

Nilzo, é muito interessante esta atividade para ser trabalhada com os alunos de uma forma que, acredito, ser bem como gostam.