Conhecendo uma experiência
Ficha Técnica:
Nome da atividade: Individualidade / O papel da meiose na reprodução sexuada e na variabilidade genética
Autoria: ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
Instituição:CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED – Paraná
Áreas do conhecimento: informática, filosofia, sociologia, matemática, biologia (genética).
Descrição e Síntese: O Professor propõe em 3 aulas de 50 minutos, a reflexão e a socialização da individualidade e a variabilidade genética.
AULA1: reflete os seguintes itens com os alunos: * Individualidade – 1. O que constitui o indivíduo. 2. Caráter especial ou particularidade que distingue uma pessoa ou coisa. 3. Personalidade, vulto.
AULA 2: Dá continuidade na questão da individualidade, passando agora para o ser humano. Já foi discutido que somos todos diferentes uns dos outros (embora possamos ser parecidos, às vezes – é comum encontrar sósias de artistas). Uma característica de nossa individualidade é a impressão digital.
AULA 3: Este é o momento do professor apresentar a importância da meiose na separação dos cromossomos e em promover a variabilidade genética através da reprodução sexuada.
A atividade é muito rica porque abrange várias áreas do conhecimento e faz os alunos pensarem. Utiliza vários recursos como sites educacionais que podem ser utilizados na sala de aula digital. Atividade traz uma auto-avaliação para os alunos e avaliação para o professor. è uma atividade que podemos fazer, incrementar com novos problematizações.
5 comentários:
Nara!
Posso acompanhar teu trabalho na Sala de Aula Digital e vejo que realmente és comprometida com o que faz,inovar é nosso papel , se temos tantos recursos a nosso dispor temos que utilizá-los não achas?
Esta experiência é bastante interessante.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Narinha, sempre tive problemas com meiose ou mitose,com projetos com certeza a aprendizagem fica mais significativa.bj
Olá Colega!
Muito interessante a atividade apresentada. Além de ser interdisciplinar e de fácil aplicação, está perfeitamente inserida na utilização dos recursos tecnológicos existentes em nossas escolas.
Boa escolha...
Um abraço!
Nilzo Machado
parabens professora
parabens professora
Postar um comentário