quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Atividade 3

Atividade 3

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Educação e tecnologia podem ser grandes aliados. A educação precisa estar envolvida com o seu contexto atual e necessariamente deveria contemplar uma grande ferramenta, a tecnologia. Porém, como tudo que nos cerca, há a necessidade de se vislumbrar a criticidade diante do seu uso. Tecnologia não é sinônimo de qualidade de educação. Muitas vezes, dimensionamos ao fato de atrelarmos seu uso a um significado de grande valia no contexto escolar. De nada adiantaria termos grandes parafernálias digitais sem o devido direcionamento, sem objetivos definidos e metas. Há muitas formas de ensinar e muitas formas de aprender. A tecnologia serve nesse sentido. No que se refere ao ensino-aprendizagem, surge como uma forma diferenciada e dinâmica distinta de estratégia pedagógica. Desenvolver na escola, habilidades e competências num universo de amplas alfabetizações. Eis um grande desafio para todos os educadores. Mais uma forma de alfabetização. Alfabetizações digitais se fazem necessário frente ao momento de globalização, de integração de saberes. Nada mais pertinente do que favorecer e universalizar o contexto escolar. Proporcionar diferentes abordagens junto ao alunado, sempre numa perspectiva de entendimento, de compreensão. E a tecnologia está aí para isso e muito mais. Não ter medo de tratar as diversas questões e variáveis que poderão ocorrer. Esse talvez seja um ponto fundamental no papel da escola; talvez sua primordial função, resida nesse ponto. Desenvolver e trabalhar nossos alunos para que enfrentem situações-problema, situações geradoras de questões diversas frente a um mundo rico de pluralidades, questionamentos, acessos múltiplos. Valorizar a educação. Valorizar a tecnologia. No entanto, valorizar principalmente a fundamental questão que envolve nossos princípios educacionais, valorizar o aluno dentro de toda uma diversidade de variáveis, preparando-o e exercitando-o para a vida diária, para a responsabilidade social e para o pleno exercício de sua cidadania.

2 comentários:

Curso - TICs disse...

Falas em valorizar a Educação, acredito que a valorização começa quando nós educadores sentimos que temos que estar buscando sempre mais, refletindo não nos acomodando, principalmente no que diz respeito as tecnologias de informação e comunicação, pois aprender exige muito de cada um ... sacrificar o lazer talvez, mas é um mal necessário, que fará com que venhamos a colher muitos frutos. O professor que não gosta de estudar não deveria assim ser denominado.Como vou despertar o "gostar" de saber mais se eu não me proponho a isto?
A tecnologia está aí para ser entendida como um algo a mais no exercício pedagógico e que poderá se bem trabalhada vir a despertar potenciais adormecidos em nossos estudantes.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Adila Roos disse...

O desenvolvimento da utilização das TICs no sistema educativo deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera atualização tecnológica da escola através dos meios informáticos. As TICs podem ter um papel mais profundo se apresetnarem uma perspectiva indutora da renovação educativa contemplando novas vivências e novas práticas escolares.