domingo, 9 de novembro de 2008

Atividade 3 - Patrícia Pereira


Educação e tecnologia
Atualmente as tecnologias e as mídias participam em grande medida da formação das pessoas, principalmente de jovens e adolescentes. O uso destas ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem já faz parte da rotina professores e alunos.
Não se pode pensar mais na educação tradicional sem o uso das novas tecnologias. É o uso de mídias integradas – TV, DVD, rádio, computador, material impresso... que vai permitir transformar o professor e também os alunos. Para evitar ou superar o uso inadequado dessas tecnologias, é fundamental produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas por esses recursos, que favoreçam a democracia e a integração social.
O emprego da mídia como recurso pedagógico não isenta a escola de seu papel primordial de educar, ou seja, não se busca, com o uso desses meios, substituir ou anular a função dos professores, dos livros didáticos e da própria instituição escolar. As imposições do mundo atual vão no caminho da abertura da escola à mídia, na direção de um diálogo e na superação dos estereótipos que ainda cercam essa relação. Como bem coloca o professor Ladislau, assim como as empresas buscam a qualificação de seus funcionários, esta qualificação tem de acontecer na também escola, com professores capacitados para fazerem com que seus alunos sejam agentes críticos e transformadores de todas informações que recebem, principalmente da televisão.
Em primeiro lugar, será preciso redefinir o papel do educador, onde a complexidade de suas tarefas exige uma formação inicial e continuada totalmente nova. É preciso também desmistificar a tecnologia. O vídeo e a televisão são velhas tecnologias que não oferecem nenhum problema de operação. Há que aprender a avaliar, selecionar, criar estratégias de utilização. Quanto à informática, ela está se tornando uma linguagem dominante, e seu casamento com o vídeo e o texto, na multimídia, produz a mídia do futuro.
Cada tipo de mídia requer planejamento cuidadoso e que vai além da disponibilidade dos equipamentos e da definição de seu uso em determinada aula. Nesta perspectiva, o cenário educacional requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias e, este “como” envolve saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais, orientadores da prática pedagógica do professor.

Um comentário:

Curso - TICs disse...

Patricia!
Até mesmo pela tua formação tens bem claro a respeito de que a educação não poder mais estar desvinculada ao uso das TICs . A escola precisa estar utlizando-se destas ferramentas, mas como disséstes não podemos anular as tecnolgias já existentes,precisamos sim inserirmos o novo aparato de mídias no planejamento,conhecendo-as e sabendo utilizá-las em atividades pedagógicas.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul