terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade 2

Atividade 2

REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

Ensinar e aprender supõe uma relação. Ambos deveriam estar articulados. E supostamente, gerar uma relação de entendimento: cumplicidade. Mas não é assim... Geralmente são ações separadas, fragmentadas. A ação de educar vislumbra um processo de compreensão, articulação. O elo para essa conquista está no ensino-aprendizagem, ou seja, na “arte” de ensinar e no “resultado” em aprender. Tudo muito teórico e nada prático. Ser professor dentro do contexto escolar supõe essa interatividade, essa ação-reflexão-ação. Mas sabemos que no cotidiano há muitos fracassos escolares, evasões, metodologias inadequadas, faltam motivações nos diversos campos de aprendizagens, enfim... Temos muitos olhares sobre o nosso entorno e uma instituição fragilizada, com poucos investimentos e muitas atribuições. Formar pessoas dentro de uma perspectiva crítica, cidadã, moderna, responsável supõe uma gama de buscas, ações, apoios, formações continuadas, parcerias. Todo professor é idealista, formador de opiniões, mediador, crítico e autocrítico.

São muitas as formas de ensinar e são muitas as formas de aprender. A escola não é o espaço único e absoluto no qual iremos aprender. Faz parte de todo ser humano a característica do aprender, do interagir, do modificar. Mas esse processo necessita de outras questões como o emocional, o social, a metodologia. Aprendemos sim, mas muitas vezes aprendemos “de qualquer jeito”, sem um referencial metodológico e/ou teórico. Daí a necessidade da escola formal com seus currículos, com a escolarização. Por mais que tenhamos nossas mazelas e dificuldades dentro do âmbito, é lá, junto com seus pares que, os alunos, irão ter suas capacidades e potencialidades desenvolvidas. Nesse conflito de idéias, ações, conhecimentos, ocorrerão as aprendizagens formais e informais. Formaremos e mostraremos o papel da escola diante de tantas diversidades e adversidades. Fazemos parte de uma sociedade que está sempre em transição, buscando espaços. Não somos diferentes. Acreditamos no valor de cada profissional da educação, sua caminhada, sua experiência, suas formações. A formação é contínua e sempre será. Nunca estaremos realmente prontos em questão de educação. Com ou sem recursos tecnológicos, a principal ferramenta é e sempre será o professor. Um elemento indispensável no processo educacional. Seja na educação presencial ou à distância. Seu espaço é por excelência insubstituível.

2 comentários:

Curso - TICs disse...

Como bem colocas em teu texto, nunca estaremos prontos, já mencionei em outro comentário das postagens de vocês, que somos uma pedra constantemente lapidada e nunca estaremos bonita o suficiente para dizermos que está pronta. O processo de lapidação é constante, principalmente em educação, onde as coisa acontecem com muita rapidez, o que hoje está no topo amanhã já é passado... A evolução exige de nós muito envolvimento, muitas leituras para que possamos dar um norte ao processo ensino aprendizagem envolvendo as TICs.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - CIESC A - SMEd disse...

Oi Marlene

Fiquei muito feliz em te reencontrar, e ver continua na busca do aprender.
Um abraço
Mariá