TRABALHO POR PROJETOS
O aluno aprende fazendo e o professor é o mediador.
Tema: LITERATURA DE CORDEL
Conteúdos curriculares envolvidos: Escrita em versos, xilogravura.
Número de alunos: 28
Professores participantes: Educação Artística e Lingua Portuguesa.
Tecnologias e mídias utilizadas: fotos e sites sobre o assunto:
Duração: 5 aulas
Atitudes dos alunos: Os alunos se enteressaram e gostaram de participar de uma atividade diferente envolvendo lingua portuguesa nos textos e a parte da xilogravura em educação artística.
Análise: Permite trabalhar com os alunos outra forma de expressão artística, bem como propicia discutir a questão da manifestação popular como a melhor forma de se vivenciar a cultura de um povo.
Tem como objetivo:
Trabalhar expressão artística.
Desenvolver a sensibilidade e a criatividade dos alunos.
Trabalha a leitura e escrita de versos de cordel
Metodologia:
Explicar aos alunos o que é literatura de cordel e como ele é feito.
visualização e leitura de alguns livros de cordel.
Dividir a turma em grupos e pedir que crie um livro de cordel.
Atividades
fazer o texto;
fazer a ilustração do texto;
fazer a falsa xilogravura com bandeja de isopor;
Produção Final:
Criar um livro de cordel.
2 comentários:
Acho o uso de teatro e poesia nas diferentes disciplinas, riquíssimo e altamente cultural com requintes de grande rebuscamento. Os sites Citados por você, são tudo de bom. Valeu colega.Abraço
Elke!
Imagina colocar este projeto em prática, criando um livro virtual seria o máximo, quanto envolvimento dos alunos dos professores... O que achas?
Margarete Curto Schütz
NTE- Cachoeira do Sul
Postar um comentário