segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Atividade 7 - Cleonice
TRABALHO POR PROJETOS

Trabalhar com projeto requer

Abertura
Parceria
Humildade
Visão interdisciplinar
Contextualização do tema

Propiciar o aluno ser sujeito de sua aprendizagem


Vantagens:
Aumento da produtividade do aluno, que acontece quando o projeto que está sendo desenvolvido pela escola conta com o apoio do Núcleo Gestor e dos Educadores;
Participação efetiva da Comunidade Escolar durante o período de implantação dos projetos. Vale lembrar que quando trabalhamos com projetos é necessário fazer todo um trabalho de sedução, porque temos que seduzir nossos educandos para que estes sintam curiosidade de conhecer o mesmo.
Conscientização dos problemas a serem enfrentados pela comunidade para não correr o risco de desenvolver um projeto que não seria apreciado pela maioria

Desvantagens:
Fonte de pesquisa e material insuficiente
Dificuldade de acesso aos campos de pesquisa, como também envolver os alunos na execução das atividades
Resistência ao que é novo, tanto por parte dos alunos como dos professores (comodismo).
Falta de cooperação, o que dificulta a interdisciplinaridade e sobrecarrega algumas pessoas
O dever de cumprir com o plano de curso(há reclamações de pais e alunos quando os conteúdos atrasam);
O professor, às vezes, precisa usar seu tempo livre para concluir as atividades.


Projeto "Cartografando" (interdisciplinar - Geografia, Língua Portuguesa e Artes)
Uma turma com 25 alunos
No primeiro momento é feita uma leitura sobre o tema.
Logo em seguida visualização do Brasil no mundo, na América e isoladamente.
Explicações de como confeccionar o mapa, tipo de material a ser utilizado e técnica(lâminas de raios x e técnica do mosaico)
Deverão escolher o modelo em um atlas para fazer o seu trabalho, seguindo sempre as orientações dos professores.
Elaboração do mapa mudo(apenas o contorno externo e interno)
Em seguida os alunos passarão a colorir o mapa com a técnica usando papel de seda ou dobradura colorido, sendo que cada estado será confeccionado com uma cor diferente para dar maior beleza ao mapa.
Após a conclusão do trabalho é feita uma uma exposição para outras turmas da escola, explicando a importância de se trabalhar com mapas, saber localizar-se, saber usar o mapa, saber distâncias...
Obs:
Este é apenas um projeto, não usei projetos trabalhados e sim projetei um para que futuramente possa ser colocado em prática.
Nas escolas que trabalho, professores e alunos estão sempre trabalhando com projetos, principalmente no que diz respeito a meio ambiente, reciclagem, recursos hídricos...

OBS: Vejo um interese muito grande por parte dos alunos quando se trabalha alguma coisa onde há competição, como por exemplo, uma gincana. Poderíamos trabalhar com o projeto e fazer valer pontos, seria uma ótima para eles competirem e se sentirem cada vez mais valorizados.
Cleonice


2 comentários:

Maristela Venturini de Souza disse...

Colega!
Concordo que para trabalhar com projetos é importante parceria, humildade, visão interdisciplinar e contextualização do tema. Acredito que teremos mais vantagens do que desvantagens e com certeza mais qualidade pedagógica.
A "galerinha" adora uma competição, vamos propor situações de competições saudáveis e construtivas!

Curso - TICs disse...

Cleonice!

Concordo com tuas colocações, para trabalharmos com projetos precisamos ter um novo olhar dentro do processo ensino-aprendizagem, neste que relatastes a interdisciplinaridade está visível, um trabalho muito interessante. Como disse a Maristela a galerinha adora competir. Levar o aluno a competir de uma forma saudável com respeito mostrando o que de melhor ele pode fazer também é uma ação que devemos colocar em prática enquanto mediadores de aprendizagens.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul