quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Atividade 5 - Patrícia Pereira

Nome da atividade: Festival de animações: a água em nossas vidas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1034

Áreas do conhecimento envolvidas: Ciências Naturais | Meio Ambiente | Ciclos da natureza | Informática

Autor: Beatriz AnsarahRizek Co-Autor: Mary Grace Martins

Instituição: Universidade de São Paulo

Etapas:

1. Organizar uma caixa com várias questões motivadoras escritas em tiras de papel que serão dobradas e pedir que cada aluno pegue um dos papéis para debater em grupo.

2. Os grupos devem ser organizados da seguinte forma: uma pessoa responsável por registrar as idéias do grupo, um membro responsável por observar se o grupo está discutindo de acordo com o assunto proposto (evitando dispersões), um avaliador crítico responsável por trazer novas questões a partir das idéias do grupo para que possam elaborar uma resposta mais completa e um mediador, responsável pela qualidade das discussões de modo que todos possam respeitar as idéias da equipe.

3. As questões disponíveis na caixa devem abordar os conceitos prévios relacionados aos objetivos aqui propostos, como por exemplo: de onde vem a chuva? De onde vem a água de nossa escola e de nossa casa? Como a água chega limpa em nossa casa? Onde existe água limpa? Podemos beber a água do mar? Onde temos água? A água aparece sempre na forma líquida? De que outras formas ela pode aparecer?

4. Após as discussões realizadas pelos grupos, o professor solicita que cada grupo socialize as descobertas e deve elaborar uma pequena síntese coletiva utilizando a lousa, projetor e notebook ou outro recurso que facilite a visualização dos alunos.

5. Utilizando os computadores os alunos podem propor questões ao Robô Ed, disponível na área de interações do Portal do Professor, e complementar as respostas a partir da interação com o robô.

6. Após esta etapa, utilizando ainda os computadores, o professor deve disponibilizar as animações sobre o ciclo da água, para que os alunos comparem com os conhecimentos prévios levantados:
7. Depois que os alunos explorarem a animação, o professor deve voltar ao registro construído com a turma e perguntar: o que já sabíamos a respeito da água? Quais foram as novas descobertas? O que ainda queremos saber?

8. A partir desta discussão, separar dentre o que foi aprendido alguns temas para que os alunos possam produzir animações com massinha e outros recursos para socializar o que aprenderam com outras turmas

9. Explicar aos alunos como funciona a técnica de animação Stop Motion que pode ser feita utilizando câmera digital ou webcam e o programa Windows Movie Maker.

10. Mostrar antes aos alunos algumas animações feitas utilizando Stop Motion. Basta acessar o Youtube e utilizar esta palavra para conhecer algumas produções.

11. A partir do conhecimento da idéia, combinar com os alunos:
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Um roteiro para a animação. O roteiro deve ser curto e cada grupo deve abordar um aspecto, para que uns possam aprender com os outros e para que a socialização das produções seja mais interessante.
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Divisão de tarefas: quais os recursos que o grupo precisará (massinhas, brinquedos, papéis, etc)? Quem trará o que? Quem será o responsável por tirar as fotos? Quem será o responsável pela edição do vídeo? Quem será o responsável por organizar o cenário? O que todos farão juntos e quais atividades serão divididas? Quem será o responsável por pesquisar imagens? Quem será o responsável por pesquisar músicas? Quem será o responsável por conferir se os conceitos abordados no roteiro estão adequados?
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Cronograma: o que cada um fará em cada etapa?
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Como utilizar o programa? Alguém no grupo já utilizou o movie maker? Como o grupo pode aprender a utilizar o programa? O que é preciso saber sobre o programa para produzir as animações (importar imagens, configurar o tempo de intervalo entre uma imagem e outra, inserir músicas, inserir títulos, créditos e legendas).
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Pesquisar no youtube “tutorial para uso do Movie maker” ou acessar estes tutoriais disponíveis em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/como_produzir_videos
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Distribuir aos alunos uma tabela de apoio com os principais recursos que poderão ser utilizados.

12. Socializar as produções e pedir que cada grupo comente a do outro discutindo: conceitos abordados (o que foi possível aprender), qualidade e criatividade da produção e como foi o relacionamento da equipe no desenvolvimento do projeto

13. Organização de um evento na escola para socialização das animações

14. Verificar com os alunos se eles acham interessante que o projeto seja divulgado em outras localidades.

Outras sugestões:

1. Utilizar o livro “Aventuras de uma Gota d’Água”. Este livro conta a história de Carolina, que tenta saber se a água do mar é viva ou não. A menina coloca um pouco de água em um vidro e, chegando em casa, percebe uma gota aflita se mexendo. Ao abrir a tampa, ela e a gota começam a conversar. Falam sobre a formação das nuvens, evaporação e o caminho da água por córregos, rios e mares, sempre lembrando, com tristeza, a poluição causada pelo homem que insiste em jogar neles todo tipo de sujeira. No fim, as duas se despedem e Carolina descobre que a água é viva, não por se mexer, mas porque pode dar vida a todos os seres.

2. Observação vivenciada de alguns dos temas estudados – ciclo da água, poluição do ar e da água, variedade de fauna e flora em rios, riachos, lagos e no mar (quando for possível). Esta atividade requer visita a um parque que disponha de lago ou similar ou até mesmo uma visita à estação de tratamento de água, sendo esta última mais adequada aos alunos mais velhos.
3. Acessar o site do Projeto Vamos Cuidar do Brasil (http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144 ) e, junto com seus alunos, visitar e explorar os links mais adequados a cada faixa etária. É importante que você, professor, visite o site antes de indicá-lo aos alunos, para que saiba, exatamente, o que será encontrado e o que pode ser acrescentado à pesquisa. Normalmente, dados locais, próprios da cidade, precisam ser levantados, pois o objetivo maior do Projeto é fornecer referências regionais.
Avaliação 1. Recuperar com o grupo os conhecimentos prévios apontados e pedir que registrem, comparando com o início do projeto o que aprenderam. O que eles sabiam no início do projeto, o que descobriram depois. É importante incentivar que abordem competências relacionadas a aprendizagem de conceitos, habilidades e também atitudes relacionadas às questões ambientais e também oralidade e escrita, conforme os objetivos apontados anteriormente. 2. Perguntar se a proposta despertou novas curiosidades. Há interesse em aprender mais sobre o tema? O que por exemplo? 3. Perguntar se os alunos desenvolveram outras habilidades: como foi trabalhar em grupo? Cada um cumpriu a sua parte? O que poderia ser melhorado? Qual foi o maior desafio? O que aprendeu neste trabalho que poderá utilizar em outras situações? 4. Pedir um registro escrito: se você tivesse que contar a um amigo distante sobre como foram os dias na escola em que participou destas atividades. O que diria a ele de mais significativo? Você o aconselharia a participar de uma atividade como essa? Por que? Fique a vontade para dizer tudo o que você pensa a respeito, afinal, o objetivo é que as aulas sejam cada vez melhores para todos e você pode contribuir com isso contando o que pensa. 5. Dar feedback sobre os relatos!

Considerações:

Esta atividade oferece mil possibilidades de exploração do conteúdo, através da exposição de idéias e conceitos dos alunos, da realidade vivenciada, estudada ou conhecida por meio de pesquisas ou pelos meios de comunicação, pelas atividades práticas riquíssimas na sala digital, onde abrangerá os conhecimentos específicos sobre as tecnologias, sobre o conteúdo debatido e sobre dúvidas que surgirão na construção da atividade, onde os alunos deverão buscar por respostas que proporcionem a construção do produto final do trabalho proposto pelo professor, ou seja: propiciar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo, aprender de forma significativa, potencializando o seu desenvolvimento para lidar com as características da sociedade atual, que enfatizam a autonomia do aluno para a busca constante de novas aprendizagens.

2 comentários:

Curso - TICs disse...

Esta experiência é muito interessante, o uso do Movie Maker como ilustrativo dentro da experiância, só a enriquece. Na oficina do dia 02/12, onde todos estavam convidados a participar foi possível conhecer o programa través do belo trabalho desenvolvido pelo Oficineiro Profº Nilzo Machado que está de parabéns.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Cleonice-linux-2008 disse...

Posso fazer um comentário talvez fora do que foi socilitado, mas quero dizer que encontrei muita coisa legal neste portal. Adorei a aula que pesquisei para postar como sugestão. Confesso, sinceramente que se temos tempo e boa vontade, temos várias opções e oportunidades de nos aperfeiçoar com estes exemplos de aulas ai o portal.Muito bacana, encontramos aulas prontas para desenvolvermos com mais facilidade. É sempre um desafio consultar a internet e a cada palavra que pesquisamos temos um leque de opções de aprendizado.
Um abração colega Patrícia