quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atividades 7 - Adila

PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO

A análise do trabalho por projetos fornece um panorama que leva a diferençar claramente a aprendizagem dos que o adotam daqueles com outro enfoque metodológico na Educação.

Nessa perspectiva professores e alunos dedicam-se a organizar interativamente o conhecimento, a partir do estabelecimento de conexões que são adaptadas a cada situação-problema ou a cada novo tema. A aprendizagem adquire um sentido pessoal e aproxima-se sucessivamente do conhecimento da realidade, o que favorece a adaptação às mudanças sociais e culturais.

Isso reforça que a cada novo projeto haverá muito o que oferecer e também a receber dessa vivência. Somando idéias, trocando experiências, nos enriquecemos e despertamos o potencial de criatividade e de expressão trazendo à tona o desejo da dinamização da Educação.

O poder que o avanço das ciências e das tecnologias oferecem, exige que o processo ensino e aprendizagem seja continuamente dinamizado, principalmente em função de alguns fatores – metodologias, atualização de conteúdos, construção do conhecimento. No planejamento de projetos é importante levar em conta a participação de todos os segmentos envolvidos alunos, pais, professores gerando-se atividades consorciadas, na qual compartilham-se responsabilidades com tarefas da Educação.

Através do trabalho com projetos há preocupação quanto a possibilidades de engajamento e entrelaçamento entre disciplinas, optando-se por tópicos de maior interesse e buscando a superação de disciplinas criticas- aquelas que apresentam baixo índice de rendimento pelo aluno.

O importante é que com a utilização de projetos busca-se construir uma nova metodologia na prática pedagógica. Em função disso sabe-se que conceitos e ações são incompletas, deixando margens para novas visões, novos conceitos e novas ações. Desta forma surge e acontece a todo instante um continuo refazer.. Nesse sentido existem contribuições significativas no trabalho com projetos que precisam ser compreendidas e reelaborados para outros contextos que não os utilizam.


3 comentários:

Cleonice-linux-2008 disse...

Trabalhar por projeto acho que é uma maneira de podermos estar com os conhecimentos na interdisciplinaridade. Com certeza sempre dá resultado positivo. Podemos envolver, além dos alunos, pessoas da comunidade, pais, professores, enfim todo e qualquer ser humano para o desenvolvimento do projeto. Vejo que o aluno se interessa muito mais quando a atividade é um pouco diferente do que apenas o quadro e giz da nossa sala de aula tradicional.

Vera Nascimento disse...

Despertar o interesse dos alunos é fundamental. Trazê-los (suas mentes) para a sala de aula e incentivá-los de forma a fazer com que desejem e queiram aprender efetivamente.

Curso - TICs disse...

Adila!
Sabemos que na realidade escolar poucas pessoas tem a ousadia de propor um trabalho com projetos, pois algumas vezes desconhecem o mesmo, não sabem a metodologia que irão adotar como irão ser os mediadores dentro do processo, pois como tu bem colocastes" A aprendizagem adquire um sentido pessoal e aproxima-se sucessivamente do conhecimento da realidade, o que favorece a adaptação às mudanças sociais e culturais". Que tal propormos aos nossos alunos uma atividade com projetos? Após relatarmos neste espaço os resultados obtidos? Vamos ousar...muito...muito e certamente vamos colher frutos maravilhosos com sabor incrível fazendo querer mais. Usem muito a Sala de Aula Digital em 2009.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul