quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atividade 6 - Olhando para uma prática do profesor com o uso da tecnologia

Assisti ao filme Tecnologia ou metodologia. Penso que o bom observador vê o óbvio: Tudo muda. A natureza muda, os seres vivos evoluem, o meio ambiente se transforma. As relações de trabalho, a família, enfim..., há muita mudança. A escola deve ser um lugar de mudança, de renovação e evolução. Mas o que se observa é uma grande resistência para mudança, para o novo, para novas aprendizagens. Os professores devem ser os agentes de novos saberes, novas metodologias e novos aprendizados. Professor é um eterno aprendiz. Fica bem evidenciado no filme que não adianta equipar a escola com as novas tecnologias se o "método" de ensinar continua o mesmo. A aprendizagem deve ser significativa, ter significado e ser vivenciada ou experênciada. Se o professor e a escola não mudam, não se atualizam, o que se deve esperar de seus alunos? Nós educamos também por nosso exemplo. Temos um compromisso com gerações inteiras. O que estamos fazendo? Formamos pessoas pensantes, reflexivas, atuantes, participativas e autônomas ou meros repetidores de fórmulas, passivos e que se deixam levar por falsas ideologias e políticas. Acredito que o nosso papel é o de estar ao lado do educando e com eles aprender, reaprender e juntos buscar soluções humanitárias e justas onde todos possam se sentir valorizados.
Prof Nara Elisa

5 comentários:

Cleonice disse...

As tecnologias estão aí, as metodologias também, e devem portanto, ser atualizadas a cada momento. Nós, profissionais da educação temos o dever de nos atualizar fazendo sempre o melhor, ou pelo menos procurar por atualizações de tecnologias e principalmente de metodologias.Nenhuma delas deve parar no tempo.

Vera Nascimento disse...

Realmente a evolução está correndo e devemos nos preparar para acompanhar esta corrida sob pena de sermos deixados para trás, sermos ultrapassados.

Adila Roos disse...

É importante o tempo e o espaço que se abrem na implementação e socialização das TICs, a escola precisa deixar entrar as novas tecnologias para que possamos ter um mundo mais ampliado e consequentemente o conhecimento.

Adila Roos disse...

É importante o tempo e o espaço que se abrem na implementação e socialização das TICs, a escola precisa deixar entrar as novas tecnologias para que possamos ter um mundo mais ampliado e consequentemente o conhecimento.

Curso - TICs disse...

Nara!
Adoro tuas reflexões, já tive o prazer de te ouvir, tu consegues passar uma energia maravilhosa, para nós teus colegas para os alunos, pois já acompanhei teu trabalho na Sala de Aula Digital a sintonia é incrível. Sabemos que nossos colegas ainda resistem as mudanças é uma pena, pois não sabem o que estão perdendo, através do treabalho com as TIcs estabelecemos uma relação muito forte com nossos alunos . Eu particularmente acredito que a aprendizagem só acontece de maneira prazerosa quando criamos um "clima" de parceria amizade, alegria dentro do processo, pude constatar isto no teu trabalho, sei também que muitos dos nossos colegas desta formação também se destacam por esta característica. Este grupo de trabalho é maravilhoso, quanta riqueza em suas reflexões. Me realizo ao ler as postagens de vocês.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul