segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Atividade 7 - Pesquisando sobre Projeto

Atividade 7 - Pesquisando sobre Projetos

O projeto é uma nova maneira de ensinar, aprender e desenvolver o currículo ao integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno, especialmente quando se trabalha. Sob essa ótica, o aluno, sujeito ativo da aprendizagem, aprende ao fazer, levantar e testar idéias, experimentar, aplicar os conhecimentos e representar o pensamento. Cabe ao professor criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos.
É fundamental que o professor possa observar e dialogar com seu aluno para compreender suas dúvidas, inquietações, expectativas e necessidades, e, ao propor atividades, colocar em negociação as próprias intenções, objetivos e diretrizes, de modo que desperte no aluno a curiosidade e o desejo pelo aprender.
O trabalho com projetos inverte a lógica do currículo definido em grades de conteúdos temáticos estanques, induzindo o professor a colocar em jogo as problemáticas que permeiam o cotidiano. As questões e os conceitos do senso comum que emergem no diálogo com o aluno são então transformados em questões e temas a serem investigados por meio do projeto. No trabalho com projetos há de se ir além da superação de desafios, buscando desvelar e formalizar os conceitos implícitos no desenvolvimento do trabalho para que se estabeleça o ciclo da produção do conhecimento científico que vai tecendo o currículo na ação.
É fundamental que o professor compreenda as potencialidades, as implicações e as exigências do desenvolvimento de projetos em sala de aula, nos quais os alunos são sujeitos ativos da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões que contemplem a autoria dos alunos e preservem a função essencial da escola: o desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de conhecimentos e a construção da cidadania.

É preciso propor a realização de um projeto levando em conta a comunidade escolar, a realidade da turma, projetos abrangentes realizados pela escola, pela série e atual momento de realização deste. Conhecer as necessidades e aspirações dos alunos envolvidos no trabalho e propor de forma dialógica sua execução. O projeto bem realizado valoriza e qualifica a atuação do professor, tornando o aluno sujeito da aprendizagem. Torna as aulas mais interessantes, criativas e dinâmicas.

Um comentário:

Curso - TICs disse...

Colega!
Vimos que ensinar por projetos requer uma nova prática por parte do educador através da formação continuada, pois só através dela é que vamos poder estar chegando até o aluno mudando realmente a maneira de ensinar e aprender.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul