Ensinar é criar condições que proporcionem ao aluno a construção de seu próprio conhecimento. Para incorporar as tecnologias na escola é necessário ousar, vencer desafios, articular saberes, integrar as diferentes tecnologias com as teorias educacionais, a aprendizagem do aluno, a prática do educador, a mudança na escola e na sociedade. Ao empreender projetos que se contemple uma relação dialógica. conhecimento desenvolve comunicação, colaboração e criatividade a partir da sala de aula. Ao participar em projetos, onde a tarefa docente será de instrumentalizar o processo educativo. De modo que os professores ao ensinar, aprendem e os alunos ao aprender, ensinam, tornando-se parceiros, colaboradores e criativos. Há necessidade de abrir espaço para o diálogo, o novo, a pesquisa, autonomia e produtividade (Prado, 2005, p.72). Nesta perspectiva, o cenário educacional requer do professor saber como usar pedagogicamente as mídias e, este “como” envolve saber “o quê” e “o porquê” usar tais recursos. Por outro lado, este saber “como”, “o quê” e “o porquê” usar determinadas mídias encontra-se ancorado em princípios educacionais, orientadores da prática pedagógica do professor. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. A parceria que se estabelece entre os protagonistas (gestores, professores, alunos...) da comunidade escolar pode facilitar a busca de soluções que permitem viabilizar a realização de novas práticas pedagógicas, tendo em vista a aprendizagem para a vida. Isto significa que dar acesso aos recursos tecnológicos e midiáticos à comunidade da escola (alunos, professores, diretores, coordenadores, funcionários) é necessário e fundamental, permitindo que cada protagonista do contexto escolar aprenda a operacionalizar tais recursos, reconhecendo as especificidades das diferentes mídias e, principalmente, as implicações envolvidas na sua utilização, na perspectiva da função e do papel que cada um desempenha, empregando-as para resolver os problemas que enfrenta em seu cotidiano e para atender às suas necessidades e aos seus interesses. A educação por projeto é uma estratégia pedagógica para ser explorada em diferentes níveis escolares, proporcionando aos estudantes a aquisição de conceitos disciplinares como também saber quem eles são do ponto de vista social, emocional e como aprendizes. O entendimento para uma prática inovadora baseada em trabalho por projetos deve conceber o ensino e a aprendizagem de forma interdependente. Essa visão é extremamente importante para o professor, que atua no contexto do sistema da escola, poder compatibilizar sua intencionalidade pedagógica com os interesses e as necessidades dos alunos. Assim, criando condições para a redefinição do papel do professor “mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem” (Perrenoud, 2000, p. 139). A distinção entre uma abordagem educacional que privilegia a transmissão de informação e uma abordagem que enfatiza o desenvolvimento de projetos e a construção de conhecimento coloca os educadores entre dois pólos que não podem ser vistos como antagônicos. Eles não podem ser extremistas no sentido de terem de optar exclusivamente por uma prática baseada na transmissão de informação ou na construção de conhecimento. O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e/ou outras atividades que envolvam ações reflexivas. O importante é que haja um movimento entre essas duas abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno oportunidades de construção do conhecimento.
2 comentários:
Colega!
Sabemos que trabalhar com projetos exige uma mudança de comportamento por parte dos educadores que devem rever sua prática, buscando subsidiar-se teóricamente, vindo a abrir um leque de possibilidades de informações, pois os projetos de aprendizagem partem do interesse do aluno, das suas interrogações.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Olá Colega!
Muito interessante a tua postagem... , pois nos permite refletir sobre o uso da Metodologia de Projetos. Sabemos que não é fácil esta tarefa que nos exige desacomodação e o abandono de velhos paradigmas. Tudo na vida é dinâmico... e a Educação não foge desta regra. Muitos professores continuam hoje, dando suas aulas como a 10, 20 anos atrás - muitas vezes utilizando o mesmo "caderninho de folhas amareladas". As mídias e as tecnologhias podem e devem no ajudar a mudar esta metodologia. Isto não é nada simples, visto que nos exige uma desacomodação (olha a palavrinha aí de novo), e acima de tudo uma nova maneira de ver nosso aluno e projetando aonde queremos chegar "juntamente com ele"
O desafio está lançado... que bom estarmos juntos neste cenário!
Um grande abraço!
Nilzo Machado
Postar um comentário