quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atividade 2- Luciane Borges

Registrando a própria reflexão
Gostaria de começar o texto reforçando que as pessoas trazem consigo suas experiências, bagagens e vivências, e que o conhecimento, assim como as pessoas são construídas a todo momento.
Acredito que toda formação, proporciona aprendizagens, possibilitando reflexões. A nossa, agrega o conhecimento específico das tecnologias, a prática docente, a qualidade de ensino e a satisfação das pessoas. Ainda promove o exercício do pensamento e da crítica. Habilidades essenciais para se viver na atualidade. Visto que, a sociedade contemporânea se caracteriza especialmente pelo avanço das tecnologias, quantidade e velocidade de informação e pelo desenvolvimento das pessoas em suas várias dimensões.
Minhas preocupações dizem respeito a necessidade de encurtamento entre a sociedade e a escola que somente se dará se o professor quiser a mudança.
Precisamos discutir o papel da escola, perceber que existem várias formas de aprender e ensinar, que se aprende em todos os momentos em diferentes espaços e por toda a vida e que o professor assuma o seu papel o de facilitador da aprendizagem. Ver na educação o agente de transformação da sociedade e que se dá através de um processo complexo de comunicação.
As expectativas em relação ao curso são muitas, acredito na educação. Educação para a transformação, realizada com responsabilidade, competência, com formação continuada, onde o profissional da educação se reconheça e conheça o seu importante papel na construção do cidadão e da sociedade, visando um mundo melhor para todos.

5 comentários:

ANA BEMBOM disse...

Cara colega, todos somos entusiastas da educação, e por isso mesmo, dispostos a enfrentar todas as adversidades que são próprias da história da educação em nosso país.

Isabel Cristina disse...

Lu, acompanhando o mundo nesta velocidade atual em que nossos alunos estão, me parece, mais preocupados com esta parafernália eletrônica existente e menos com seu aprendizado em sala de aula, é que devemos, como parceiros nesta construção do conhecimento, fazer com que vejam a necessidade de uma dedicação ao seu crescimento individual e coletrivo para uma cidadania responsável.

Vera Nascimento disse...

A escola é um ser vivo e dinâmico, em constante evolução e nós, professores, uma peça significativa para a condução do aprendizado de nossos alunos que estão, muitas vezes, mais familiarizados que nós com toda a tecnologia existente.

Adila Roos disse...

Colega!
Nesse sentido é lógico pensarmos nas TICs como integrantes de um novo modelo pedagógico, uma vez que a sociedade exige o desenvolvimento de novas habilidades, de maior competência dos indivíduos e isso corresponde as disponibilidades de acesso.

Curso - TICs disse...

Luzinha!
Adorei te ver neste espaço sei que vamos crescer muito com tuas contribuições."Minhas preocupações dizem respeito a necessidade de encurtamento entre a sociedade e a escola que somente se dará se o professor quiser a mudança"
A tua fala que copiei na integra retrata o nosso impasse... NOSSOS COLEGAS PRECISAM QUERER A MUDANÇA, LÁ NA ESCOLA NO NOSSO DIA A DIA. QUEM FARÁ ESTA MUDANÇA SOMOS NÓS PROFESSORES e isto só acontecerá se nos permitirmos buscar informações, se nos autoavaliarmos com frequencia para vermos se estamos no rumo certo e reconhecermos que muitas vezes o que estamos fazendo não é o melhor que posso aprender com o outro,trocando experiências fazendo parcerias para crescermos profissionalmente.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul