sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ativ6_AnaBembom

Vídeo: Tecnologia ou Metodologia
Segundo o vídeo Tecnologia ou metodologia, de nada adianta modernizar a escola instituindo novas tecnologias se a forma, ou seja, a metodologia utilizada pelo professor continua velha e ultrapassada.
Esse vídeo nos mostra que os professores na sua grande totalidade, não estão aptos para a correta utilização dessas tecnologias.
Deve haver uma reciclagem tanto nos recursos quanto nos professores, para que estes, utilizem de forma correta e produtiva todos os incrementos que estão surgindo e se colocando ao lado do educador, no sentido de transformar sua aula mais atraente para o aluno.
Um grande desafio esse, de possibilitar ao professor que se recicle, uma vez que fomos formados para o desenvolvimento de uma educação conteudista, alienante e desinteressante para os estudantes.

4 comentários:

Curso - TICs disse...

Ana!
Como é bom ler isto, pois estamos diante de uma realidade na escola onde apenas mudamos a roupagem, mas as práticas continuam as mesmas... Alunos mal assistidos, onde vimos professores conteudistas,sem mudar nada em seu planejamento ao longo do tempo. Eis uma questão para ser discutida em reuniões, proporcionar ao professor momentos de formação dentro e fora da escola. As mudanças só acontecerão desta forma não achas?
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Maristela Venturini de Souza disse...

A grande ferramenta e a tecnologia mais avançada continua sendo o professor! Este tem um potencial extraordinário de ação! É desafiante o papel do professor na busca constante de atualização!

Isabel Cristina disse...

Ana, tenho de concordar com tuas colocações e tentarmos evoluir como professores, acompanhando esta mudança acelerada para não sermos ultrapassados.

Adila Roos disse...

Ana!
Vale considerarmos que tem a sua merecida importância estarmos engatinhando no conhecimento das TICs. Com certeza vai ter muito mais elementos o indivíduo que tem acesso a esses espaços daquele que não participa desses espaços. Não podemos seguir uma lógica de consumo. Para brincar de “Barbie” não precisamos ter toda a casa dela , a mesa, a cama, pode ser outro material – demos os devidos destaques e importância de um ou outro.