Assisti ao Vídeo:
Tecnologia ou Metodologia
YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk
YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk
O vídeo é muito “interessante”, pois nos faz refletir sobre o relacionamento existente entre o uso das tecnologias e a forma metodológica que esta tecnologia vai influenciar no fazer pedagógico do professor.
Precisamos parar de fingir que ensinamos!
Os alunos... parar de fingir que aprendem!
E realmente partir para a construção do conhecimento.
Isto requer planejamento, formação continuada e trabalho interdisciplinar.
Bonitas palavras, mas com vários entraves e inúmeras variáveis na sua concretização...
O excesso de carga horária, turmas lotadas, o trabalho em duas ou mais escolas e logicamente não podendo deixar de fora, toda a questão salarial, são colocações muito usadas e ouvidas repetidamente na sala dos professores como se fossem as únicas “justificativas” para esta situação!
Porém, acredito que temos muitos colegas que se preocupam e tem uma visão inovadora para mudar esta realidade. Precisamos unir estas forças – dentro da escola – e tentar mudar a rotina do quadro e giz, do professor transmissor / aluno receptor e o pior... executor de um papel de mero repetidor daquilo que viu e ouviu.
O uso das MÍDIAS pode mudar esta relação... Mas, a METODOLOGIA, também tem de mudar...
A criação de uma relação biunívoca:
Professor... ORIENTADOR / aluno ... PESQUISADOR!
Pode constituir-se na chave para uma mudança do clima da sala de aula... em todos os sentidos, inclusive no aspecto disciplinar.
Acredito que todos crescem neste processo, possibilitando e tornando o trabalho docente mais leve, fácil e gratificante. Podendo inclusive nos proporcionar - com o apoio incondicional dos alunos e comunidade escolar - a legitimidade para exigir de nossos gestores, as melhores condições tão necessárias – EM TODOS OS SENTIDOS – para execução das nossas atividades docentes.
Sintetizando... De nada adianta termos uma escola com todos os recursos tecnológicos se o professor continuar enraizado numa metodologia de mera repetição dos conteúdos, sendo ele o detentor de todo o saber e o aluno um mero expectador de todo o processo.
Nilzo Machado
3 comentários:
Nilzo!
Parabéns pela mostra de vídeos, como sempre teu trabalho é maravilhoso.
Quanto a tarefa, este vídeo é muito interessante mesmo, pois trabalharmos as tecnologias nos faz repensarmos as nossas práticas... Hoje devemos como educadores proporcionar momentos de construção de conhecimentos e não fingirmos que ensinamos como dizes.
Precisamos repensar, introduzir na escola um trabalho interdisciplinar, para que o aluno possa ver esta aproximação entre pessoas e no trabalho que será desenvolvido enfocando a aprendizagem no coletivo.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Realmente, devemos usar metodologias diferenciadas e usar a tecnologias na escola, portanto precisamos de muito mais tempo disponível para isto. Sabemos que o nosso professor está sempre com a carga horária cheia e nem sempre faz uso das tecnologias ou usa novas metodologias no dia-a dia.
Muito boa a tua atividade, colega!
O professor que tem uma compreensão do trabalho com as TICs pode melhorar a aprendizagem de seus alunos, É necessário abandonar a formalidade, deixar de lançar mão de artífices repetitivos como giz, uso abusivo do livro didático, fala do professor e busca do silêncio dos alunos. Assim a docência passa a ser vista como atividade de aprendizagem. A invasão da Educação pelas novas tecnologias é que está levando os professores a repensarem sobre os interesses dos alunos e sobre o seu fazer pedagógico.
Postar um comentário