Pesquisando Projetos - Marlene Venturini
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.
Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.
As principais características dos projetos são que eles são temporários, possuindo um início e um fim definidos, planejados, executado e controlado, entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos, desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva, realizados por pessoas e com recursos limitados.
Ciclo de Vida de Projeto
O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”. De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:
· Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos (deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais;
· No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;
· O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento;
· Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos);
· Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;
· Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança;
· A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança;
· Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas em padrões.
Partes envolvidas no projeto (stakeholders)
São indivíduos e organizações ativamente envolvidos no projeto, cujos interesses são afetados (positiva ou negativamente) por ele, ou que exercem influência sobre o mesmo. Incluem o gerente de projeto, o cliente, a organização que fará o projeto, os membros da equipe de projeto, o sponsor/patrocinador (indivíduo/grupo interno ou externo que provê os recursos financeiros para o projeto). Inclui também partes externas, como fundadores, vendedores, fornecedores, agências governamentais, comunidades afetadas pelo projeto e a sociedade em geral. É boa prática identificar cada uma das partes envolvidas no projeto, identificar e gerenciar possíveis áreas de conflito entre elas. Uma orientação geral é resolver as diferenças entre as partes favorecendo o cliente.
Estruturas Organizacionais
A organização em que o projeto está inserido pode ser de duas categorias: ou é uma organização que vive de projetos, ou é uma organização que adotou o gerenciamento por projetos para a sua administração.
De um modo geral, as organizações utilizam diversas estruturas. As principais são:
· Organização com estrutura funcional: cada funcionário tem um superior bem definido, e as equipes são organizadas por funcionalidade (ex. finanças, produção, etc) ou seguindo estruturas internas da empresa
· Organização projetizada: a empresa é organizada em departamentos, sendo que cada um responde a um gerente de projeto. Algumas áreas dão suporte a todos os projetos.
· Organização matricial: a estrutura matricial é uma combinação das estruturas – funcional e projetizada. Com isso pode assumir características distintas que dependem exclusivamente do grau de relevância que cada extremo é considerado. Pode ser dividida em estrutural matricial fraca, forte e balanceada. A estrutura matricial fraca mantem o gerente funcional com um nível maior de autoridade párecendo-se mais com uma estrutura funcional, a estrutura forte se perece muito com uma estrutura projetizada e o gerente de projetos possui grande autoridade, podendo alocar recursos de outras áreas ou mesmo contratatar recursos externos para realizar o projeto e, finalmente, a estrutura matricial balanceada representa um equíbrio entre os dois extremos, o lado funcional e o projetizado.
Atividade 7 – Pesquisando sobre Projeto
Título – Projeto Altas Habilidades: Formando Multiplicadores em Saúde na Escola
Área Temática – saúde
Modalidade – modalidade de pôster
Instituição – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chaves – multiplicadores em saúde, altas habilidades, ensino fundamental
Resumo – A Escola Estadual Anne Frank de Porto Alegre desenvolve o projeto. Altas Habilidades que visa complementar o atendimento educacional de alunos da rede regular de ensino que apresentem desempenho acima da média, altos níveis de envolvimento com a tarefa criativa. Tem entre seus objetivos trabalhar em parceria com as diferentes áreas de conhecvimento da UFRGS. Nesse contexto visando construir conhecimentos sobre saúde, realiza trabalho interdisciplinar envolvendo professores da Faculade de Farmácia e BioCiências, professora da Escola e alunos do ensino fundamental.
Objetivos - Ficar o grupo de alunos como multiplicadores visando socializar as informações sobre saúde e meio ambiente nas escolas.
Materiais e métodos – o trabalho foi realizado a partir de metodologia participativa e constou de várias etapas_ uso da informática, pesquisa bibliográfica, discussão em grupo e oficinas.
Resultados – a partir da metodologia os alunos discutiram suas concepções sobre saúde e doença e escolheram a DENGUE para ser trabalhada. Pesquisaram em livros, sites, material informativo e jornais e sistematizaram um cartaz visando a criação de um folder. As informações consideradas relevantes foram organizadas de forma criativa através de figuras ilustrativas para a confecção do folder. Como multiplicadores, os autores do trabalho irão contar como chegaram até o material produzido, em momentos de discussão com as comunidades escolares. Conclusão o trabalho articulou a teoria e a prática propiciando ação-reflexão bem como reinventou a prática pedagógica de sala de aula, atrabés do conhecimento construído pelos educandos e educadores, qualificando o grupo como multiplicadores, propiciando uma ação transformadora da realidade.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
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Um comentário:
Projetos , são termos onde nos reportamos a cada momento. Vimos como tu bem colocas em tuas considerações que o projeto é temporário, deve ter início e fim estabelecidos por quem o cria. Se faz necessário que venhamos a nos informar sobre a pedagogia de projetos para que tenhamos bem claro que a difernça entre projetos educativos e projetos de aprendizagens...Concordas?
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
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