"Quem sou como professor e aprendiz"
Não há educação quando não há trocas. Aprendemos a todo instante, de várias maneiras, em qualquer espaço. Desde que haja uma pré-disposição. Essa é a essência do nosso ser, ser humano e o que "às vezes" nos torna "diferentes" dos demais.
O verdadeiro educador, reconhece os seus limites, não para ir até ali, mas para pesquisar o que necessita, busca aprimoramento, consegue interagir com seus alunos, facilita a aprendizagem, sabe o seu lugar na sociedade e no mundo, desenvolve habilidades/competências em seus educandos para que sejam capazes de transformar suas realidades na busca de um lugar melhor de se viver e principalmente respeita o processo de cada um, suas histórias, trajetórias...
Diante de tudo isso, fica evidente que ser educador é muito complexo. E olhar para si mesmo, não é tarefa fácil.
Acredito que consigo corresponder as expectativas dos alunos e até surpreendê-los em alguns momentos, mas sei que tenho a minha área de atuação como aliada. Trabalho com artes, e não tem como trabalhar esta disciplina se não for aguçando a curiosidade, preparando novos ambientes, utilizando novidades culturais para representar o pensamento, ouvindo suas necessidades e aspirações, idéias e sugestões, a troca é a base de toda a aula, o novo olhar, a observação, a criação, a interação.
Mesmo contudo que relatei, tenho consciência que o que possibilito não é o ideal, gostaria de ter mais horas para planejamento, para me dedicar a um estudo de pesquisa em relação ao que faço, para poder fazer as minhas formações com mais dedicação.
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7 comentários:
É, Luciane, acredito que as nossas aprendizagens refletem e demonstram algumas necessidades, tais como: relação de reciprocidade, nossas limitações, nossas formações e o grande favorecimento que o contexto proporciona. É por aí que percebemos a grandiosidade da relação de ser professor! Um abraço.
Realmente Marlene, olhar sobre sí mesmo é uma tarefa deveras difícil, segundo o conheça-te a ti mesmo. Mas como professores comprometidos que somos, venceremos todos os desafios que ora se apresentam.
Olá Luciane!
Conseguiu expor teus sentimentos plenamente no que escrevestes...
Quando lia... até parecia que estava vendo tu falar! Te conheço a pouco tempo, mas o suficiente para entender e visualizar todo o teu comprometimento enquanto educadora. Reclamas do tempo para executar tuas tarefas nas formações e nos "Cursos", porém sempre tuas participações são ponderadas, coerentes e enriquecedora sobre o assunto em questão.
Abraços!
Nilzo Machado
Concordo com você Lú, realmente não há educação quando não existe troca. Precisamos estar de coração aberto para ensinar e aprender. Todo educador precisar reconhecer seus limites para ir além, se aprimorar e aguçar o interesse de seus alunos. Gostei!!!!!!!
Luzinha!
Retratastes em tuas reflexões o que és como profissional comprometida com teu papel de educadora, participativa.Tua fala diz tudo...
"Não há educação quando não há trocas".
Realmente esta sementinha já está plantada no ambito escolar, mas acredito que precisamos cuidá-la um pouco mais, pois sabemos que a aprendizagem deve acontecer através das trocas, mas ainda vimos pessoas que não auxiliam o colega, não relatam suas experiências que obtiveram êxito para não serem copiadas...Elas não deixarão de ser de quem a criou mas tornarão-se mais representativas se outras pessoas puderem aproveitá-las em sua caminhada pedagógica, quem sabe enriquecendo-as ainda mais.Pensemos nisto...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Luzinha!
Retratastes em tuas reflexões o que és como profissional comprometida com teu papel de educadora, participativa.Tua fala diz tudo...
"Não há educação quando não há trocas".
Realmente esta sementinha já está plantada no ambito escolar, mas acredito que precisamos cuidá-la um pouco mais, pois sabemos que a aprendizagem deve acontecer através das trocas, mas ainda vimos pessoas que não auxiliam o colega, não relatam suas experiências que obtiveram êxito para não serem copiadas...Elas não deixarão de ser de quem a criou mas tornarão-se mais representativas se outras pessoas puderem aproveitá-las em sua caminhada pedagógica, quem sabe enriquecendo-as ainda mais.Pensemos nisto...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Luzinha!
Retratastes em tuas reflexões o que és como profissional comprometida com teu papel de educadora, participativa.Tua fala diz tudo...
"Não há educação quando não há trocas".
Realmente esta sementinha já está plantada no ambito escolar, mas acredito que precisamos cuidá-la um pouco mais, pois sabemos que a aprendizagem deve acontecer através das trocas, mas ainda vimos pessoas que não auxiliam o colega, não relatam suas experiências que obtiveram êxito para não serem copiadas...Elas não deixarão de ser de quem a criou mas tornarão-se mais representativas se outras pessoas puderem aproveitá-las em sua caminhada pedagógica, quem sabe enriquecendo-as ainda mais.Pensemos nisto...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
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