O ENSINO DE GEOGRAFIA POR PROJETOS E TRABALHO
Este texto aborda o ensino de geografia através da organização por Projetos de trabalho. Propõe a mudança dos padrões teórico-práticos de planejamento de aulas na forma tradicional para a organização por Projetos de trabalho, considerando que estes tornam os alunos mais autônomos e pesquisadores, aprendendo a aprender ao tornarem-se parceiros na organização das aulas.
Os projetos de trabalho caminham na aprendizagem significativa, na compreensão de
procedimentos de estudo e para tornar o ensino de geografia mais próximo a realidade dos alunos, seja em seus conhecimentos prévios ou ainda na aproximação da sala de aula a vida, tornando a leitura de mundo a partir da leitura do espaço geográfico mais prazerosa e afetivamente compromissada.
A educação há muitos séculos tem sido colocada como espaço de transformação e de
solução para os problemas que a humanidade vivencia, porém a história registra que em grande parte das vezes quando as mudanças são efetivadas, dentre os fatores que as tornaram possível, a educação aparece como coadjuvante num processo estrutural.
Atualmente, também, alardeia-se a importante tarefa de a educação possibilitar ou gerar as mudanças que tanto a sociedade que ver acontecer. Mudanças estas que precisam dar conta de construir uma escola que vá alem das questões microestruturais historicamente propostas para a escola brasileira. Assim, com este texto podemos socializar as reflexões que fazemos a partir da experiência em Projetos de trabalho no ensino de geografia nas séries finais do ensino fundamental.
Projetos de trabalho, reconheço que se constitui na apresentação de experiência, a partir do ato reflexivo feito pelo próprio professor, que segundo HERNANDÉZ, se localiza na ótica da possibilidade de ser
obra daqueles que ensinam. Nela, apresentação da experiência realizada, o mostrar
os recursos didáticos utilizados, se leva adiante a partir de uma implicação não
distanciada que dificulta reconhecer, desde a singularidade da própria experiência,
as referências, os contrastes e os pontos de vista que a completem e expliquem.
(1998, pág. 14).
Os Projetos de trabalho, hoje são vistos como sendo um importante diferencial metodológico, porque constrói uma outra lógica educativa, centrada na aprendizagem dos alunos considerando suas características singulares quanto ao desenvolvimento,
conhecimentos prévios, interesses e experiências vivenciadas. Estes são diferenciados, pois,
...a organização dos Projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa
concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno que
externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento têm lugar em
função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas
que subjazem na aprendizagem. Esta seria a idéia fundamental dos projetos. A
aprendizagem, nos Projetos de trabalho, se baseia em sua significatividade, à
diferença dos Centros de interesse....”. (Hernandez, pg. 63)
Organizar aulas de geografia por Projetos de trabalho significa um avanço pedagógico em diferentes sentidos, seja como prática inclusiva, ou seja, na direção da construção de um conjunto teórico-metodológico que possa favorecer ações sistêmicas que compreendam a complexidade do ato educativo para muito além do que viemos e vimos fazendo.
Um bom exemplo de um projeto importante é este proposto para a 6ª série do ensino fundamental:
Regiões Brasileiras ( Situação sócio-econômica da população)
l Como vive nossa população em cada região?
l Quais regiões excluídas em função da globalização?
l Quais os elementos significativos que retratam a exclusão social em função da globalização?
l Indicadores sócio econômico?
l Uso de tecnologia?
l Meios de transportes?
l Consumo médio de energia elétrica nas regiões Brasileiras?
l Pesquisa dos preços dos alimentos que fazem parte da cesta básica?
Sugestão de atividade:
Levantamento prévio com os alunos (Pesquisa); síntese do professor; apresentação de seminários com uso de projetor, utilização de mapas, gráficos e tabelas, pesquisa na internet,etc.
Este texto aborda o ensino de geografia através da organização por Projetos de trabalho. Propõe a mudança dos padrões teórico-práticos de planejamento de aulas na forma tradicional para a organização por Projetos de trabalho, considerando que estes tornam os alunos mais autônomos e pesquisadores, aprendendo a aprender ao tornarem-se parceiros na organização das aulas.
Os projetos de trabalho caminham na aprendizagem significativa, na compreensão de
procedimentos de estudo e para tornar o ensino de geografia mais próximo a realidade dos alunos, seja em seus conhecimentos prévios ou ainda na aproximação da sala de aula a vida, tornando a leitura de mundo a partir da leitura do espaço geográfico mais prazerosa e afetivamente compromissada.
A educação há muitos séculos tem sido colocada como espaço de transformação e de
solução para os problemas que a humanidade vivencia, porém a história registra que em grande parte das vezes quando as mudanças são efetivadas, dentre os fatores que as tornaram possível, a educação aparece como coadjuvante num processo estrutural.
Atualmente, também, alardeia-se a importante tarefa de a educação possibilitar ou gerar as mudanças que tanto a sociedade que ver acontecer. Mudanças estas que precisam dar conta de construir uma escola que vá alem das questões microestruturais historicamente propostas para a escola brasileira. Assim, com este texto podemos socializar as reflexões que fazemos a partir da experiência em Projetos de trabalho no ensino de geografia nas séries finais do ensino fundamental.
Projetos de trabalho, reconheço que se constitui na apresentação de experiência, a partir do ato reflexivo feito pelo próprio professor, que segundo HERNANDÉZ, se localiza na ótica da possibilidade de ser
obra daqueles que ensinam. Nela, apresentação da experiência realizada, o mostrar
os recursos didáticos utilizados, se leva adiante a partir de uma implicação não
distanciada que dificulta reconhecer, desde a singularidade da própria experiência,
as referências, os contrastes e os pontos de vista que a completem e expliquem.
(1998, pág. 14).
Os Projetos de trabalho, hoje são vistos como sendo um importante diferencial metodológico, porque constrói uma outra lógica educativa, centrada na aprendizagem dos alunos considerando suas características singulares quanto ao desenvolvimento,
conhecimentos prévios, interesses e experiências vivenciadas. Estes são diferenciados, pois,
...a organização dos Projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa
concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno que
externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento têm lugar em
função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas
que subjazem na aprendizagem. Esta seria a idéia fundamental dos projetos. A
aprendizagem, nos Projetos de trabalho, se baseia em sua significatividade, à
diferença dos Centros de interesse....”. (Hernandez, pg. 63)
Organizar aulas de geografia por Projetos de trabalho significa um avanço pedagógico em diferentes sentidos, seja como prática inclusiva, ou seja, na direção da construção de um conjunto teórico-metodológico que possa favorecer ações sistêmicas que compreendam a complexidade do ato educativo para muito além do que viemos e vimos fazendo.
Um bom exemplo de um projeto importante é este proposto para a 6ª série do ensino fundamental:
Regiões Brasileiras ( Situação sócio-econômica da população)
l Como vive nossa população em cada região?
l Quais regiões excluídas em função da globalização?
l Quais os elementos significativos que retratam a exclusão social em função da globalização?
l Indicadores sócio econômico?
l Uso de tecnologia?
l Meios de transportes?
l Consumo médio de energia elétrica nas regiões Brasileiras?
l Pesquisa dos preços dos alimentos que fazem parte da cesta básica?
Sugestão de atividade:
Levantamento prévio com os alunos (Pesquisa); síntese do professor; apresentação de seminários com uso de projetor, utilização de mapas, gráficos e tabelas, pesquisa na internet,etc.
2 comentários:
Ensinar através de projetos requer um novo olhar por parte do educador,rever sua prática, buscar aprimorar seus conhecimentos, vejo que estás sempre buscando mais e mais...
"Os projetos de trabalho caminham na aprendizagem significativa, na compreensão de procedimentos de estudo e para tornar o ensino de geografia mais próximo a realidade dos alunos." Nesta tua colocação deixas claro que através de projetos poderemos trabalhar com a interdisciplinariedade,tornando o ato de aprender prazeroso.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Ana, existe uma gama e uma riqueza enorme a ser explorada pelos profissionais da educação e um acompanhamento constante de novas formas para despertar o interesse e um aprendizado efetivo pelo educando.
Postar um comentário