ATIVIDADE 7 – VALQUÍRIA
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
O Ensino por Projetos nas Séries Iniciais
- A organização mediante projetos é o que nos responde mais efetivamente, neste momento histórico e dialético, aos nossos anseios.
- O trabalho por projetos - a compreensão de eventos e fenômenos relacionados ao cotidiano e ao contexto científico.
- Nesta organização do currículo:
- Há a cooperação e a tomada decisões também das crianças.
- Planejar com o olhar interdisciplinar.
- Visualizamos nossas ações como ensino e pesquisa.
Fundamentos que orientam o trabalho:
• Professoras e alunos como sujeitos mediadores com o conhecimento. Questão da elaboração conceitual, interações, mediações, das ações que se constituem como atividades de aprendizagem.
Os projetos de trabalho:
• Como concepção de ensino, mediação instrumental para a organização, sistematização e avaliação do trabalho pedagógico.
• A aproximação da identidade dos alunos.
• A revisão da organização do currículo por disciplinas e a busca da interdisciplinaridade.
• Uma concepção de conhecimento mais crítica e histórica.
• A instrumentalização teórica consistente e sua articulação com o PPP da escola.
Concepção de Escola
Um cenário em que circulam diversas realidades sociais e culturais, portanto, questiona-se o currículo escolar de modo que possamos pensar neste, novos objetos de estudo articulados aos problemas reais, assim como novas formas de lidar com os saberes, tempos e espaços escolares.
Para tanto: Atividades teóricas e práticas em encontros semanais para estudo em grupo.
Problemáticas em Estudo:
• Questões relacionadas aos modos pelos quais as atividades escolares vêm se propondo a lidar com a aprendizagem das crianças.
• Como professoras e alunos vêm lidando com os saberes escolares.
• As alternativas que vêm se materializando nas ações desenvolvidas pelas professoras ao organizar o seu trabalho pedagógico por projetos, para romper com a fragmentação do conhecimento na organização curricular.
Algumas considerações
O trabalho docente e a pesquisa científica articulam-se
num processo em que:
• As professoras refletem sobre as aprendizagens dos seus alunos, suas próprias aprendizagens e do modo como compreendem o mundo e as relações pedagógicas.
• As atividades desenvolvidas nos projetos tais como, pesquisas, viagens de estudo e produção de conhecimentos foram significativos para aproximar mais os alunos, e no desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos.
• Os projetos de trabalho vêm se configurando como forma de repensar a atual organização do currículo por disciplinas no tempo e no espaço escolar de pensar possibilidades de alternativas para o ensino nas séries.
Um comentário:
Valquiria!
Vimos que trabalhar por projetos requer um novo olhar em educação onde o professor passa a ser o mediador de aprendizagens dentro de um trabalho cooperativo e colaborativo para um trabalho interdisciplinar.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário