Pesquisando sobre o Trabalho por Projetos
Um aspecto importante a se considerar na inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar trata-se justamente da metodologia utilizada na abordagem dos diferentes conhecimentos.
“Abordei este tema na postagem da minha “Atividade 6”!
Quais são as implicações dessa nova realidade?
Vivemos numa época de desafios... tudo está globalizado... inclusive as grandes crises!
Logo, isto exige uma mudança de paradigmas dos educadores tornando-os sobretudo, capazes de fazer a integração de conteúdos de diferentes áreas do saber, com o suporte pedagógico das mídias.
Para tanto, será preciso, também, estarem cientes das especificidades e potencialidades de cada meio, onde os PROJETOS são potencializadores desta interdisciplinaridade.
Partindo do conhecimento disciplinar e acima de tudo, constituindo-se numa modalidade, numa estratégia de ação, dentre tantas outras. Bastando, portanto, escolher a modalidade que melhor se aplica a uma necessidade educacional.
A participação em projetos requer abertura e também flexibilidade, pois vários ajustes são necessários ao longo da empreitada. A primeira mudança de paradigma é justamente possibilitar que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, a partir de suas necessidades e interesses. A oportunidade de reconhecer a própria autoria, seja ela individual ou coletiva, é a chave da motivação desse processo. Certamente, o aluno não estará sozinho, ele construirá o conhecimento de forma colaborativa, com a mediação do professor.
Obs.: A elaboração deste texto teve como subsídio o Material de Apoio/Curso Mídias na Educação/Ciclo Intermediário/Módulo TV e Vídeo.
Durante este ano, minha Escola desenvolveu vários PROJETOS.
Dentre estes, um evidenciando a “Valorização da Vida”, envolvendo valores, preservação do patrimônio, conhecimento e prevenção de doenças, etc..
Os resultados foram excelentes, visto o envolvimento de professores e alunos no desenvolvimento das atividades, observado principalmente pelo planejamento coletivo e pelo trabalho interdisciplinar, apesar de todas as dificuldades encontradas. Por diversas vezes presenciei colegas combinando o que e como fazer as abordagens dos temas e/ou desenvolvimento das atividades durante o seu recreio, em seus deslocamentos pelos corredores, caracterizando o seu comprometimento e engajamento com o desenvolvimento do que previa Projeto.
Quanto aos alunos... Sempre com o rótulo de que não participavam, não interagiam... surpreenderam! Num primeiro momento uma grande parcela portou-se desta forma. Mas, vendo o envolvimento de seus colegas e as motivações por parte dos professores foram mudando seu comportamento.
Este fato foi notado inclusive no aspecto disciplinar, no que diz respeito à maneira de portar-se durante a apresentação das atividades desenvolvidas, em especial aquelas realizadas no pátio da Escola – apresentação de teatros, Sessão Cívica, Dia do Idoso, Ronda Crioula, etc..
"Numa destas atividades, com a presença da Coordenadora de educação da 24ª CRE, este comportamento foi elogiado pela mesma".
Neste e nos outros projetos, o uso das mídias esteve sempre presente fazendo parte de todo este processo, caracterizando-se pela divulgação dos trabalhos dos alunos no Jornal Mural, elaboração de panfletos na Sala de Aula Digital com dicas de prevenção à Dengue – e entregues à comunidade durante a passeata no Dia Nacional de Prevenção à Dengue - na elaboração de vídeos com o tema “Vida” visando à participação na II Mostra de Vídeos da Escola, etc..
Um abraço!
Nilzo Machado
2 comentários:
Nilzo!
Desafios...desafios é uma palavra que deve nortear o trabalho do professor, principalmente quando ele se lança ao trabalho de inserção das TICs, pois ensinar tradicionalmente já está ultrapassado, hoje o professor deve ser o mediador de aprendizagens, isto é, levar o aluno a construir sua própria aprendizagem.
Nada melhor do que o trabalho por Projetos para colocar em prática esta tarefa, abrindo portas para que o aluno sinta-se envolvido no processo de maneira cooperativa e colaborativa, comprometendo-se consigo e seus parceiros de trabalho para a construção de novos conhecimentos.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Realmente na nossa jornada pedagógica de educadores não nos afastamos dos desafios constantes que envolvem o nosso contexto.
Precisamos portanto de muita criatividade, formações constantes e uma metodologia que contemple a nossa realidade. Estamos inseridos num mundo digital e a escola precisa também se conectar com esses saberes. Através de projetos pontuais nas mais diversas áreas pode-se obter ótimos resultados.
Um abraço.
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