terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Atividade 6 -zila -

O OLHAR DO EDUCADOR

Oi, colegas.
Adorei os vídeos, escolhi este.
Os alunos não são iguais. Ver homogeidade é não se preocupar com as diferenças. É ignorar as necessidades pessoais. Ter essa atitude de comprometimento com a personalidade do educando exige sensibilidade do professor para mergulhar no eu do aluno, e perceber quais os problemas do dia a dia que estão interferindo na aprendizagem. Acredito que é necessário que o professor tenha essa interação com o aluno. Assim os alunos amarão seus mestres e a felicidade, fim último de todo ser humano, se fará presente. Só para ilustrar, tive problemas de diciplina e aprendizagem com gêmeos, problemas esses que já vinham de outra série, depois de muito investigar, descobri que eles se consideravam sobrecarregados de trabalho e não tinham tempo para brincar, solucionado o problema gerador, solucionou-se automáticamente todos os outros.

2 comentários:

Curso - TICs disse...

Colega!
Ao ler tuas reflexões vejo que tens bem claro que trabalhamos com a heterogeneidade, onde dentro de uma sala com 35 ou mais alunos é necessário que o educador possa estar vendo cada aluno na sua individualidade, buscando verificar suas dificuldades e auxiliá-lo a crescer ,tarefa nada fácil não é colega? Quando conseguimos atingir os objetivos propostos com um percentual elevado de alunos vimos o quanto é gratificante nosso trabalho.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Adila Roos disse...

Colega!
Muitas vezes as dificuldades de aprendizagem são apontadas como as causas do fracasso escolar, mas as dificuldades de ensinagem também contribuem para potencializar o insucesso durante o processo. Dessa forma as TICs funcionam como ferramentas importantes aqueles envolvidos na aprendizagem., uma vez que proporcionam ao aluno um ambiente menos restritivo, onde estabelecemos uma conexão – de fato - lógica.