quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Atividade 6 - Adila

OLHANDO PARA UMA PRÁTICA DO PROFESSOR COM USO DA TECNOLOGIA

O processo de aprendizagem num trabalho que utiliza as TICs é um trabalho cooperativo entre professores e alunos, em ambiente de parceria, onde todos são aprendizes.

O professor que enfatiza seu trabalho sob a perspectiva das tecnologias passa a configurar-se como mediador na aprendizagem. Representando a possibilidade de se colocar entre o aluno e a ferramenta utilizada como promotora do conhecimento. Nesse sentido, a mediação só poderá ser feita por uma das partes que já conhece a ferramenta. O professor conhecendo as TICs como ferramenta de estímulo e fonte para a aprendizagem poderá então manter-se à distância do processo, observar e interferir de forma adequada, facilitando e promovendo o aprender, isto é, contribuindo para que o conhecimento passe a se ampliar – tenha avanços. Possuir um conhecimento sobre as TICs , representa uma das condições essenciais para que ocorra uma boa mediação. Durante trabalhos realizados na sala de aula digital , temos a oportunidade de vivenciar situações de mediação na aprendizagem – um dos desafios mais importantes que enfrenta o educador. Percebe-se que são resolvidos situações-problemas de forma independente, as dificuldades apresentadas são facilmente suportadas, pois as “dicas” que são apresentadas de forma instantânea são adequadas o suficiente para promover o caminhar de forma independente. O professor promove o conhecimento e transformações com encanto e magia, sem misticismo, mas com ferramentas.

Um comentário:

Curso - TICs disse...

Adila!
Falamos tanto em ambientes cooperativos de aprendizagem e nós que estamos buscando novos conhecimentos através da formação temos a consciência de que só aprendemos trocando, divindo, temos um grande desafio pela frente levarmos este entendimento aos colegas que ainda resistem as mudanças. Trabalhar com as TICs é uma alegria um prazer estar aprendendo com nossos alunos sem sentirmos pudor nenhum em dizermos que não sabemos mas queremos aprender com eles também. Esta nova concepção poderá mudar a Educação. Vamos plantar a sementinha lá na escola incentivando nossos colegas ajudando a utilizar as TICs em suas atividades pedagógicas.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul