o uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem é uma realidade que não pode ser mais desprezada. A minha grande preocupação é com a resistência de grande número de colegas no tocante a inserir os recursos tecnológicos disponíveis nas suas respectivas escolas em seu fazer pedagógico.
Estou cursando licenciatura em Geografia pela UFSM, na modalidade EaD, e a dificuldade de grande número de colegas em se adaptar ao AVA ( ambiente virtual de aprendizagem) é tocante.
O novo sempre nos causa medo, com certeza, mas é enfrentando-o que os venceremos. O domínio desses recursos está diretamente relacionado ao nosso desejo de dominá-los.
Não podemos esquecer, entretanto, que o advento da informática é um fenômeno um tanto recente, e nós como professores, tivemos tardiamente o contato com esse recurso.
Se levarmos em conta que existe ainda, infelizmente, um grande número de colegas sem acesso a internet e sem condições econômicas de se inserirem no mundo virtual, é possível entender as dificuldades encontradas por esses profissionais. Oxalá o s governos que se dizem preocupados com a melhoria da educação possibilitem, de fato, condições de cada professor ter acesso as inúmeras possibilidades que as tecnologias nos possibilitam, principalmente o acesso ao PC.
2 comentários:
Colega!
Certamente que enfrentando o novo vamos conhecendo, gostando e nos apaixonando.Os governantes estão investindo e muito , preocupado-se em equipar as escolas com recursos computacionais, falta o profissional em educação conscientizar-se que a formação se faz necessária para conhecer a opercionalização dos equipamentos.Vai do entendimento de cada um, ver o que é prioridade, além do mais muitas escolas dispõe de Salas de Aulas Digitais ,mas o professor recusa-se a visitá-la, saber como trabalhar na mesma...
Toda a história têm duas versões...
Margarete Curto schütz
NTE-Cachoeira do Sul
O professor tem que acompanhar os seus alunos, senão fica nao consegue o interesse dos alunos, para isso ele tem que procurar e se adaptar aos nosvos tempos.
Postar um comentário