domingo, 23 de novembro de 2008

Atividade 5 - conhecendo uma experiência - Cleonice

Atividade 5 - conhecendo uma experiência



Sugestões de Aulas

Conhecendo o Brasil


Informações da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Conhecer e valorizar a cultura local sobre as diversas regiões do Brasil: hábitos sociais gastronômicos, festejos


• Conhecer recursos locais para sobrevivência (indústria, artesanato, gastronomia, etc).


• Identificar a existência (ou não) de recursos naturais a serem preservados


• Desenvolver habilidades de pesquisa e aprendizagem em equipe


Duração das atividades


4-6 aulas


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Data de publicação 10/11/2008


Estrutura Curricular

Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagensEnsino Fundamental Inicial História LocalidadeEnsino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil


Autor


Nome


BEATRIZ ANSARAH RIZEK


Instituição


Universidade de São Paulo UF São Paulo


Co-Autor

BEATRIZ ANSARAH RIZEK

Estratégias e recursos da aula


1. O professor deverá reproduzir uma imagem em tamanho maior, semelhante a da animação mapa interativo do Brasil, mas não deverá utilizá-la ainda com os alunos


2. Recortar os pedacinhos, colar em uma cartolina e separar cada pedaço em um envelope, sem deixar aparecer os nomes. É importante ter um envelope para cada aluno, mas caso o número de alunos seja maior do que o de Estados, poderão ser produzidos mais de um envelope com o mesmo estado.


3. Após entregar os envelopes aos alunos, cada um deverá acessar a animação “Mapa interativo do Brasil” e descobrir pela forma qual Estado é o do seu envelope e aproveitar para observar a localização dos outros Estados também:


Quebra-cabeça do Brasil


4. Em seguida, o professor deve recolher novamente todos os envelopes e sorteá-los novamente. Desta vez, os alunos deverão manter segredo sobre qual estado pois deverão elaborar um jogo de adivinhação com as características do seu estado. O jogo deverá abordar:a. Em qual região o Estado é localizadob. Quantos habitantes e extensãoc. Quais as principais atividades econômicasd. Uma curiosidade cultural: comida típica, festas, brincadeiras, etc


5. Cada aluno deverá elaborar um texto com a pesquisa realizada, no formato de jogo de adivinhação. O texto deve caber na cartela entregue pelo professor e não pode conter pistas muito fáceis como: o desenho do formato do Estado, a primeira letras, etc. As pistas devem ser embaralhadas e cada aluno tem que adivinhar o do outro.
Dica: este jogo pode ser criado no computador , utilizando um processador de textos e pode ser reproduzido para alunos de outras turmas!


6. Quando todos conseguirem descobrir, os alunos deverão organizar um grupo separado por regiões do Brasil


7. Cada grupo deverá levantar questões a respeito de curiosidades relacionadas a região escolhida. O professor deverá observar as questões levantadas pelos grupos, organizar uma síntese na lousa e realizar algumas intervenções:a. Ajudá-los a identificar o que já sabem sobre o tema e que não precisarão pesquisarb. Ajudá-los a identificar questões sobre as quais pretendem aprender maisc. Ajudá-los a propor questões sobre aspectos importantes que ainda não foram observados pelos gruposd. Discutir com os alunos de que maneira a pesquisa poderá ser feita: Utilizando site da Internet? Entrevistando pessoas da comunidade? Há músicas sobre o assunto? Revistas? Vídeos? Livros? É importante que os alunos percebam que as pesquisas não precisam ser feitas apenas utilizando livros ou Internet, mas sim combinando uma série de recursose. Discutir papéis e responsabilidades: quem fará o que? Todos irão pesquisar as mesmas fontes?


8. Após a realização da coleta de dados, os alunos precisam do apoio do educador para organizar o texto. É importante que cada grupo selecione as informações que considerar mais relevantes.


9. Após a definição do que é mais relevante e da sistematização das pesquisas pelos grupos, os alunos podem ser convidados a construírem tiras, elaborando histórias que abordem as características da região estudada. Um site interessante para produção de história em quadrinhos é o Toondoo: http://www.toondoo.com/ . O site é todo em inglês, mas também é muito intuitivo. Ao explorar os recursos os alunos saberão facilmente como utilizá-lo. Se necessário, o professor também poderá:a. Indicar um tutorial do site, disponível em: http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation/ b. Listar os termos que estão em inglês e o que os alunos sabem a respeitoc. Outra opção caso não tenha uma boa conexão com Internet, é instalar o software Hagaque desenvolvido pela Unicamp. No site há informações sobre como baixar o programa e também sobre como utilizá-lo. O software foi desenvolvido também para crianças com necessidades educacionais especiais.


10. Compartilhar a galeria de produções que poderá ser organizada para um gibi impresso ou disponibilizada em um blog (http://www.blogger.com/, http://spaces.live.com/, http://wordpress.com/ )ou fotolog a ser divulgado na Web.


Recursos complementares


A partir do site IBGE Teen, é possível ter acesso a mais informações gerais e por estados, através da simples visualização ou de download. O site também oferece dados socioeconômicos, populacionais e ambientais, dentre outros. IBGE Teen: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/ (14/09/08) Ambiente Brasil – Portal Ambiental - http://www.ambientebrasil.com.br/ (14/09/08)


Avaliação


Reunir todo o grupo para discutir sobre como foi a experiência: o que os alunos aprenderam com a proposta, quais foram as maiores descobertas? Como foi o envolvimento de cada um? As produções revelam as principais descobertas do grupo? Quais habilidades foram desenvolvidas?


Comentários


Classificação



Sugestões de Aulas
Florestas Ciliares, protetoras das águas

Informações da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Identificar a importância da mata ciliar • Identificar as causas da supressão/alteração da mata ciliar • Identificar as conseqüências da supressão/alteração da mata ciliar


Duração das atividades


Duas aulas de cinquenta minutos cada.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Conhecimentos sobre tipos de vegetação e degradação ambiental. Conhecimentos referentes às bacias hidrográficas Outros conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.


Data de publicação 03/11/2008


Estrutura Curricular

Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais


Autor


Nome


Nilton Goulart de Sousa
Instituição
Universidade de Brasília
UF
Distrito Federal
Co-Autor




Estratégias e recursos da aula
Aula 01
O termo floresta ciliar ou ripária é empregado para designar a vegetação que ocorre nas margens de cursos de água. Ela ocorre ao longo do terreno que inclui tanto a ribanceira de um rio ,lago, represa, como também as superfícies de inundação chegando até as margens do corpo d'água pela própria natureza do ecossistema formado pela mata ciliar.
Encontram-se também transições de solo, de vegetação e de um grande gradiente de umidade do solo, que impõem o tipo de vegetação. As matas ciliares são sistemas que funcionam como reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático.
Essas matas desempenham o papel de filtro, o qual se situa entre as partes mais altas da bacia hidrográfica, desenvolvida para o homem para a agricultura e urbanização e a rede de drenagem desta, onde se encontra o recurso mais importante para o suporte da vida que é a água.
Para iniciar essa atividade, pergunte a seus alunos se existe algum córrego ou rio em sua cidade ou perto de sua escola. Solicite a seus alunos para descreve-lo. Se é limpo, sujo e qual a vegetação que está em sua margem.
Explique que essa vegetação recebe o nome de ciliar, pois, analogamente, tem a mesma função dos cílios: proteção. No caso dos olhos, sua própria proteção. No caso das matas, a proteção dos cursos d’água.
A partir dessa idéia, faça uma leitura conjunta com seus alunos do texto “ A Importância da Mata Ciliar”. Com essa leitura, objetiva-se explicitar as razões que atestam a importância desse tipo de vegetação.
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/agricultura/agr_acoes_resultados/agr_solucoes_mata_ciliar/index.cfm
Caso considere oportuno, pode-se sugerir que o aluno busque outros sites para complementar sua pesquisa. Essa deve dar condições de responder aos seguintes questionamentos
Quais são as funções da mata ciliar?Quais são os danos ambientais gerados pela redução das matas ciliares?O que acontece quando a mata ciliar é retirada?
Oriente os alunos para produzir um texto sobre o assunto, em seu caderno, a partir dessas questões.
Aula 02
Professor, recapitule a aula anterior. Isso pode ser feito a partir da leitura de alguns textos que foram produzidos pelos alunos.
Junto com os alunos, observe e compare as situações. Sistematize as idéias e conclua, através da comparação entre a ação das águas nos dois ambientes, a importância da vegetação ciliar.
Professor atenção: no processo de sistematização das idéias analisadas, você deverá destacar as funções da Mata Ciliar, abaixo sintetizadas. Caso já tenha aparecido no curso das conversas, reitere! Em caso contrário, apresente a idéia.
• A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja: segura a terra e outros sedimentos nas margens, evitando que caiam na água. Quando isso ocorre, as águas ficam barrentas. Isso pode impedir e/ou dificultar a entrada de luz solar, necessária aos organismos que servem de alimentos aos peixes, e até ocasionar a morte das espécies que vivem no fundo dos cursos d’água .
• Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, evitando, assim, as enchentes.
• A água das chuvas pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos, restos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. Assim, a mata ciliar contribui para reter parte dessas substâncias, evitando ou minimizando a contaminação das águas.
• A vegetação que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que encontram nesse lugar um ambiente adequado a sua sobrevivência. Além disso, esses animais podem utilizar a mata ciliar como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, arriscar a vida por atropelamentos e caçadores inescrupulosos. Os peixes também se servem das árvores, uma vez que podem consumir frutos e sementes que caem na água. Além disso tais árvores criam, na região do rio, um micro clima onde são menores as variações de temperatura.
Outra sugestão é que cada uma das idéias sintetizadas façam parte de uma atividade lúdica.
Coloque por exemplo outras idéias, umas corretas e outras incorretas sobre as florestas ciliares em tiras de papel e as distribua entre os alunos, onde cada aluno receberá uma das tiras. Considere um lado da sala como correto e o oposto como errado. Solicite aos alunos que acusem, lendo em voz alta, se a sua tirinha está errada ou certa, e que passe para o lado correspondente, na sala. Quando o último terminar de ler, os próprios alunos farão a correção com a interferência e ajuda do professor. Essa atividade pode virar um jogo interessante e pode ser também uma forma de avaliação.
Uma outra sugestão é trabalhar a animação que trata da importância das florestas ciliares, disponível em:

Mata ciliar ou auxiliar?

Professor, como atividade para a aula seguinte proponha uma visita, se possível, em algum lugar de sua cidade onde exista Mata Ciliar. Nesse trabalho de campo peça que tirem fotos e/ou filmagens a partir de seus celulares e analisem a situação dessas matas.
Posteriormente, estruture um painel que apresente a situação das matas ciliares da sua cidade.
Recursos complementares

Avaliação
• Participação qualificada nas discussões; • Produção de texto; • Montagem de mural fotográfico.

Comentários

A atividade proposta é muito interessante para que o aluno possa localizar cada estado brasileiro, inclusive capitais e recuros naturais.

É importante trabalhar em sala de aula com a leitura de um texto sobre o nosso país, seus estados, capitais etc, para depois se dirigir até a sala de aula digital para a prática do conteúdo. Sendo assim, o aluno terá mais ferramentas para conhecer melhor o país e localizar-se no mapa.

Um abraço

Cleonice


2 comentários:

Curso - TICs disse...

Cleonice!

As experiências relatadas são ótimas, principalmente a dos mapas, acredito que estas atividades são muito mais interessantes do que uma aula expositiva onde o professor fala,fala e o aluno só ouve e a aprendizagem onde fica???
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul

Adila Roos disse...

Cleonice!
Vale destacar que realmente é necessário provocar a criança, o adolescente e o adulto a vivenciarem experiências de visualizar, tocar, sair da sala de aula, de pesquisa. Na origem de toda construção científica está o lúdico. Permitir, ficar a deriva das incertezas, do conteúdo, isto é que ele não possibilita de fato o desejo de aprender e avançar - gerando o desinteresse. Há uma distância de compreensão bem diferente entre ler uma experiência de um conteúdo de Ciências num livro didático e realizá-la.