Registrando a Própria Reflexão
Olá!
Nem 8 ou 80, nem ao céu ou ao inferno, ... , e outros ditados populares que eu poderia utilizar com o mesmo sentido.
Acredito que todas as situações de nossa vida podem ser comparadas a uma moeda, ou seja, tem dois lados e o bom senso sempre deve prevalecer.
Vivemos na era da informação, tudo é muito rápido e as distâncias... passam a ser relativas.
Sabemos o que ocorre no outro lado do Mundo instantaneamente!
O bom e o ruim, o positivo e o negativo, o alegre e o triste!
E nossos alunos... O que passa por suas cabeças? O que eles pensam destas situações? Será que pensam? Será que se posicionam diante dos diferentes fatos? Ou estão perdidos?
Portanto, nosso papel enquanto professor é orientar este debate, incentivando nossos alunos no uso das diferentes TICs , proporcionando aos mesmos, situações que proporcione a exposição de suas conclusões, através de atividades bem elaboradas por nós, professores.
A organização de uma mostra de vídeos, uma mostra de redações, uma publicação no jornal da escola, na Internet (Home Page ou Blog), bem como a utilização das diferentes mídias neste processo, unido ao domínio de softwares que possibilitem esta comunicação, pode servir de incentivo à pesquisa, mobilizando-os em torno do tema em questão, favorecendo a sua participação e a conseqüente construção do conhecimento. A posterior avaliação destas atividades pelos próprios alunos em conjunto com professores e pais, servirá para o aperfeiçoamento desta sistemática.
Acredito que a Escola que trabalhar desta forma - o que não é tão simples, pois requer planejamento, visão interdisciplinar, condições tecnológicas, motivação de todo o corpo docente em querer aprender (uso do computador e softwares) – diferenciar-se-á das demais bem como os alunos egressos da mesma.
Conseqüentemente, dar-se-á a aprendizagem que é o nosso objetivo.
Portanto, não podemos perder o trem da história... Já estamos atrasados... Os Bancos, as grandes empresas, os governos já se utilizam maciçamente das tecnologias de informação e comunicação.
A educação, como sempre, está correndo atrás.
Nosso Curso com certeza vai nos auxiliar muito no enfrentamento destes desafios, onde as trocas de experiências irão minimizar nossas dificuldades na realização destes tipos de atividades envolvendo as diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem.
Quanto a nós, quem sabe no futuro, já aposentados..., olharemos para trás e nós orgulharemos de termos sido sujeitos integrantes desta grande transformação social.
Um abraço!
Prof. Nilzo Machado
Um comentário:
Nilzo!
Teu texto faz reflexões muito profundas, repensarmos nosso papel sempre é tempo...
Concordo contigo e tenho a certeza que no futuro poderemos olhar para trás e dizermos que fizemos parte deste contexto, desta inovação e vamos deixar saudades podes acreditar...
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Postar um comentário