EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Tanto a Educação como o papel social das tecnologias configuram-se como temas de reflexão importantes, pois são determinantes no aspecto cultural em que a sociedade se moverá. Das tecnoligias espera-se a democratização e construção de conhecimentos. A oposição entre os aspectos: interativo, instantâneo , lúdico, que podem ser atingidos com as novas tecnologias têm-se a aula direta de um professor com seus alunos regulares num processo longo, ‘parado’ – a busca associativa entre as duas práticas quando permeada pelo planejamento, por estratégias psicopedagógicas, por socialização das atividades extra sala de aula digital – supõe-se que o resultado do trabalho tenha um desfecho de construção de conhecimento com sucesso.
Ao introduzirmos as Tecnologias no processo educacional é necessário lembrar que a sua prática deve ser construída no grupo e não de forma “ilhada”. Muitas mudanças efetivas são notáveis no contexto escolar quando as novas práticas permeiam o seu projeto pedagógico, destacando -se a autonomia.
2 comentários:
Adila!
Acredito qua as tecnologias estão aí para mexer em um contexto que não é mais possível vislumbrarmos, pois espera-se qua a inserção das mesmas no contexto escolar leve a repensar a meneira de ensinar. Saber o motivo pelo qual se ensina determinado conteúdo, para qual finalidade, onde o utilizaremos...São questões que inquietam nossos alunos e muitas vezes até os educadores.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Colega, as tecnologias são elementares para o desenvolvimento de uma educação integral. Utilizá-las de maneira proveitosa é o grande desafio
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