quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Atividade 4

A ESCOLA DE HOJE

Nossas escolas percorrem caminhos lentos. Falar em educação é falar num processo que exige tempo e investimento. Muitas vezes, os investimentos oferecidos e conquistados surgem numa morosidade alarmante. Se comparado com os avanços tecnológicos, o resultado é muito pequeno. Temos uma competição desleal frente às nossas escolas. A escola pública padece de recursos humanos e materiais, mas principalmente de investimentos, ações amplas e específicas que respeitem o seu perfil, as suas necessidades. Dentre tantas, algumas chamam mais a atenção. Nossos alunos estão sedentos por tecnologias, por vivências que os coloquem na era digital, na era da informatização. Todos querem mais e muito. E poucos talvez alguns tenham chances de ter seus laboratórios de informática, suas salas de aula digitais. Gostaríamos que a realidade fosse outra. Mas o pouco que a escola oferece, muitas vezes, sucateado, obsoleto, serve para instigar, para dimensionar o quanto temos a buscar, a conquistar. Queremos escolas com bons profissionais da educação, competentes, com materiais diversos e boa tecnologia. Tecnologia que dê condições para um mínimo de trabalho, que dê acesso a aulas diferenciadas e com uso apropriado de dinâmicas distintas. Acreditar e valorizar o que temos numa proposta de compreensão, de oferta. Queremos formações continuadas para os nossos professores, prédios seguros e uma educação de qualidade. Qualidade essa que desenvolva e trabalhe com dignidade nossos saberes com ferramentas modernas e tecnológicas. Tudo isso faz parte do nosso cotidiano. Tudo isso envolve uma grande caminhada que precisa ser reconhecida e valorizada, a caminhada que se refere ao rumo da educação. A escola de hoje, mais do que nunca, envolve e pede atenção. Cuidem da educação, como um elemento primordial diante do seu povo, diante da sua nação.

Um comentário:

Curso - TICs disse...

Colega!
Vimos a escola hoje como um espaço bastante divulgado na imprensa ( aspectos positivos)mas o seu cotidiano muitas vezes não é tão colorido assim é sombrio,faltam recursos,vontade de crescer profissionalmente por parte de alguns colegas que alegam ser mal pagos...Tudo isto reflete no fazer pedagógico diário.
Concordo contigo quando diz que nossos alunos estão sedentos pelas tecnologias. Quem foge da mesma???
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul