Quem sou como professor e aprendiz
Atualmente nos deparamos com o novo cenário educacional, onde nós professores nos vemos frente a situações que necessitam mudanças em nossa prática pedagógica. De repente nos vemos em um mundo tecnológico cheio de novidades e surpresas, causando incertezas e até o medo do novo, devendo desta maneira buscarmos novos meios de como usar pedagogicamente as diversas mídias disponíveis dentro de nossa prática educacional, muitas vezes utilizadas pelos nossos alunos de forma muito mais ampla e plena do que por nós mesmos. Ao meu ver, aí é que está a melhor parte deste momento da sociedade atual, onde o compartilhamento de conhecimentos é muito dinâmico, entre professores e alunos, um incentivando ao outro, ensinando e aprendendo com o outro. No momento que o professor e também a escola como um todo dão abertura aos alunos para o uso de inúmeros recursos tecnológicos, naturalmente ambas as partes sentem-se incentivadas, através das trocas de idéias, recursos, conhecimentos...tendo em vista o fato de que esses inúmeros artefatos tornaram-se um instrumento, uma ferramenta para a aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Não há dúvida de que cabe não somente a nós professores querermos mudar nossa forma de ensinar e estabelecer ações reflexivas e investigativas sobre o nosso papel, mas também àqueles que fazem a gestão pedagógica, oportunizando condições que favoreçam o processo de construção do conhecimento dos seus professores, onde possam explorar tecnologias, planejar atividades, compartilhar dificuldades, trocar experiências e reflexões. Deve-se formar um time de profissionais abertos para novas aprendizagens e tecnologias e que encontrem sentido para novas ações.
Acredito também, que diante da necessidade de diversificação das formas de aprender e agir, as tecnologias abrem oportunidades para a ação dos indivíduos, a diversificação e transformação dos ambientes de aprendizagem, na busca de novas dinâmicas, propostas, atuações e interações, para que possamos utilizar os recursos da sociedade atual para expressarmos e desenvolvermos nossas idéias. A atuação e participação dos alunos através destes recursos configuram novas oportunidades de diálogos e aproximações com o aprender, com o criar, com o compartilhar, enfim, com o viver o mundo em sua diversidade.
2 comentários:
Patricia!
Entendi que sente no compartilhar conhecimentos um dos momentos mais significativos da aprendizagem, um processo dinâmico, interativo e cooperativo. Certamente muitas habilidades serão desenvolvidas, levando o aluno ao crescimento intelectual, tornando-se um cidadão autônomo ,crítico e participativo.
Margarete Curto Schütz
NTE-Cachoeira do Sul
Muito interessante tuas colocações colega...
Concordo plenamente quando ressalta a importância da mudança na forma de pensar dos gestores administrativos e/ou pedagógicos na maneira de ver e de pensar a educação. De nada adianta, nós professores, estarmos abertos às mudanças tão necessárias, principalmente no uso das diferentres mídias no fazer pedagógico bem como nos propormos a realização de capacitações neste sentido, se não tivermos o apoio e o entendimento desta necessidade por parte de nossos gestores.
Para dar certo... precisa ser uma grande ação conjunta!
Abraços!
Prof. Nilzo Machado
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