tag:blogger.com,1999:blog-24728268474865675072024-02-19T18:06:15.234-08:00Tecnologias na Educação - TICsCurso - TICshttp://www.blogger.com/profile/00475058557015058687noreply@blogger.comBlogger114125tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-41438601187203754942009-12-07T09:00:00.000-08:002009-12-07T09:01:07.002-08:00<a href="http://cursoticscachoeiragrupo1.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=11">http://cursoticscachoeiragrupo1.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=11</a><br /><br />Endereço de um curso de TICsANA BEMBOMhttp://www.blogger.com/profile/11219347523904753666noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-73138347928814227722009-02-27T10:43:00.000-08:002009-02-27T11:10:56.543-08:00Atividade 7 - Projetos - Nara Machado<div style="text-align: justify;"> A sala de aula é um espaço maravilhoso onde fervilha a vida. O professor pesquisador é um observador nato. Observa sua escola, seus alunos, sua comunidade e os envolve em projetos. Certamente há muito que aprimorar, mas trabalhar com projetos é muito gratificante. Podem ser projetos interdisciplinares ou por área, em pequenos ou grandes grupos, simples ou complexos, o mais importante é que os estudantes o professores colocam seus saberes e suas habilidades em prática, eles vivem o projeto. Em 2008, dentro das atividades da escola, realizamos o Projeto: Produção de Ração utilizando o lixo orgânico da cozinha da escola. Foram apenas duas alunas que realizaram o projeto. Elas o fizeram seguindo todas as etapas: Montagem do projeto, revisão de bibliografia, métodos e materiais, registros de dados, testagem da ração em pintos, montagem de tabelas e gráficos no computador com o peso dos pintos, estufa, montagem de painel para apresentação, fotos, entre tantas atividades que realizamos. A mensagem que fica é a de que estudante e professor aprendem juntos, somam conhecimento, habilidades e experiências, ficam mais próximos, se conhecem. Todos Crescem em várias áreas do conhecimento e a relação professor e estudante fica mais humana.<br /></div>bloggerdonoturnohttp://www.blogger.com/profile/16836450718446963008noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-79476156917023284242009-02-25T14:46:00.000-08:002009-02-25T14:48:01.731-08:00<a href="http://docs.google.com/Presentation?id=dc4d9c94_45d9g2ww5j" target="_blank">http://docs.google.com/Presentation?id=dc4d9c94_45d9g2ww5j</a>Marlene Venturinihttp://www.blogger.com/profile/16505486322546888125noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-47961915865799556832009-02-05T09:46:00.000-08:002009-02-05T10:07:32.038-08:00Relembrando...<span style="color:#cc33cc;"><strong>Queridos colegas!</strong></span><br /><strong><span style="color:#cc33cc;"></span></strong><br /><div align="justify">Estou com saudades , assim que tivermos datas definidas para reiniciarmos nossa formação em março a mesma será enviada para o e-mail da escola e o e-mail de vocês que foi criado para postagem neste Blog.</div><div align="justify">Li e comentei todas as postagens exceto as publicações no google docs , pois não consigo acessar o link postado. Não se preocupem vou continuar tentando...</div><div align="justify">Este grupo é maravilhoso vocês estão de parabéns pelas contribuições ricas, pela dedicação de cada um, pelo profissionalismo, competência e principalmente pela vontade de aprender e socializar experiências.</div><div align="justify">Quem ainda não postou suas atividades pode fazer ainda este mês, nunca desistir. Lembrem do que combinamos...Vou enviar e-mail para os<span style="color:#cc33cc;"><strong> inadimplentes.</strong></span></div><div align="justify">Estou crescendo muito com as contribuições de vocês. Se precisarem de ajuda estou trabalhando venham me visitar no NTE.</div><div align="justify"></div><div align="justify">Deus abençõe cada um de vocês.</div><div align="justify">Um grande abraço</div><div align="justify"></div><div align="justify">Margarete</div>Curso - TICshttp://www.blogger.com/profile/00475058557015058687noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-15974924657805569732009-01-31T12:05:00.000-08:002009-01-31T12:28:41.324-08:00ATIV-06_ELKE<div align="center"><span style="color:#663366;"><strong>PROFESSORES APAIXONADOS - GABRIEL PERISSÉ</strong></span></div><br /><div align="center"><strong><span style="color:#663366;"></span></strong></div><br /><div align="justify">Um vídeo maravilhoso que fala de maneira romantica e linda a difícil tarefa de ser um professor dedicado e apaixonado, e que faz da sua profissão o seu jeito de mudar o mundo e muitas vezes esquece de tudo para dar aula, e as dificuldades que passa.</div><br /><div align="justify"></div><br /><div align="justify">A tristeza de um professor que não gosta do que faz, o vídeo também fala do professor que fica contando o tempo para a aposentadoria e esquece de viver o dia a dia. </div><br /><div align="justify">E temos que refletir se o que queremos para nós e para os nossos alunos é sermos apaixonados ou sermos professores tristes por não estarmos fazendo o que gostamos.</div><br /><div align="justify"></div><br /><div align="justify"><br /></div><div align="justify">A felicidade de ver quando um aluno aprende o que lhe foi ensinado.</div><div align="justify"><br /></div><div align="justify">E que na vida a gente tem que ser feliz e nós temos que fazer da sala de aula um espaço para sermos felizes.</div><div align="justify"><br /></div><div align="center"><strong><span style="color:#993399;"><em>PARABÉNS PROFESSOR!!!!!!</em></span></strong></div><br /><div align="justify"></div><br /><div align="justify"></div><br /><div align="justify"></div><br /><div align="justify"></div>Elke Quiliãohttp://www.blogger.com/profile/15793750131674055350noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-20022590028919034052009-01-29T10:07:00.000-08:002009-01-29T10:19:27.827-08:00Atividade-6 VALQUÍRIA<div align="center"><span style="color:#000099;">O OLHAR DO EDUCADOR - TECNOLOGIA OU METODOLOGIA</span></div><div align="justify">Assisti ao vídeo e simplesmente adorei. Realmente precisamos estar abertos para o novo e, principalmente para encarar as mudanças. Tudo vem para renovar. E para sermos Educadores capazes de fazer esse elo com o novo precisamos ter muito amor e dedicação. Olhar para as nossas crianças e ter a certeza que cada uma delas é única e diferente. Sedento para aprender o novo e acima de tudo sentir que o Educador está ali, fazendo com amor, dedicação e muito respeito.</div>VALQUÍRIAhttp://www.blogger.com/profile/02200943335750362951noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-31578060970830731592009-01-16T12:19:00.000-08:002009-01-16T12:24:15.040-08:00Atividade 7 - Projeto "Consciência Negra"<div align="center"><strong>Projeto</strong> <strong>Consciência</strong> <strong>Negra</strong></div><strong></strong><ul><li><div align="left">Número de Alunos: 450</div></li><li><div align="left">Número de professores: 60</div></li><li><div align="left">Tecnologias e mídias utilizadas: DVD, Laboratório de Informática, Data-Show, Biblioteca, Sala de Recursos</div></li><li><div align="justify">Duração: Trimestral<br /></div></li></ul><p align="justify"> Após o lançamento do tema do Projeto “Consciência Negra”, os alunos são divididos em grupos, para casa grupo é sugerido um aspecto do tema, dando assim início ao desenvolvimento do projeto. Cada grupo utiliza-se das ferramentas necessárias à sua pesquisa. Para que o projeto se concretize, é feito em forma de seminário; apresentações, teatro; etc. Esse projeto envolve alunos do ensino fundamental, médio e EJA.</p>Vera Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/01603621604454415754noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-16955030414090312462009-01-16T12:16:00.000-08:002009-01-16T12:18:10.363-08:00Projeto 7 - Isabel<div align="center"><strong>Projeto Consciência Negra</strong></div><strong></strong><div align="left"><br />-Número de Alunos: 450<br />-Número de professores: 60<br />-Tecnologias e mídias utilizadas: DVD, Laboratório de Informática, Data-Show, Biblioteca, Sala de Recursos<br />- Duração: Trimestral</div><div align="justify"><br /> Após o lançamento do tema do Projeto “Consciência Negra”, os alunos são divididos em grupos, para casa grupo é sugerido um aspecto do tema, dando assim início ao desenvolvimento do projeto. Cada grupo utiliza-se das ferramentas necessárias à sua pesquisa. Para que o projeto se concretize, é feito em forma de seminário; apresentações, teatro; etc. Esse projeto envolve alunos do ensino fundamental, médio e EJA.</div>Isabel Cristinahttp://www.blogger.com/profile/07699740239178005810noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-37322094581761520822009-01-16T11:50:00.000-08:002009-01-16T12:09:47.685-08:00Atividade 6 - IsabelProfessores e alunos devem fazer um trabalho cooperativo, em ambiente de parceria, onde todas são aprendizes de novos saberes. O professor é um mediador da aprendizagem no trabalho que envolve tecnologias. Possuir um conhecimento sobe TIC´s, representa uma das condições essenciais para que ocorra uma boa mediação. O professor promove o conhecimento e transformações com encanto e magia; Acredito que é preciso uma mudança muito grande na Educação, onde os professores devem mudar sua metodologia com as novas tecnologias e o aluno transformar-se em um pesquisador, buscando cada vez mais novos conhecimentos.Isabel Cristinahttp://www.blogger.com/profile/07699740239178005810noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-87426516526581811612009-01-16T11:46:00.000-08:002009-01-16T11:47:22.541-08:00Atividade 6 - O uso de recusris tecnológicos na prática pedagógica - Vera NascimentoAssisti ao filme “O uso de recursos tecnológicos na pratica pedagógica”. Penso que é importante ser um bom observador, atentando para os detalhes. Há muitas mudanças, na família, no meio ambiente, enfim, em todas as relações, portanto a Escola também deveria ser um lugar de mudanças, renovações e evoluções. O que se vê é uma grande resistência para o novo, novas aprendizagens. O professor é responsável pela informação de novos saberes e também um eterno aprendiz. Sabe-se que não adianta equipar as Escolas e os professores não terem acesso nem qualificação para o uso destes equipamentos. A aprendizagem deve ter significado para o aluno, tornando-se uma atividade agradável. O nosso papel é o de estar junto com os alunos e com eles aprender. Devemos formar alunos pensantes, participativos, reflexivos e atuantes.Vera Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/01603621604454415754noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-36712313865887865522009-01-16T09:53:00.000-08:002009-01-16T09:59:40.715-08:00ATIVIDADE 5 - ISABEL CRISTINAPrograma: Desafios<br />Área do conhecimento: Matemática.<br />O professor deverá provocar a curiosidade utilizando-se de cálculos enigmáticos, como quebra-cabeças, charadas, para desenvolver a criatividade e aperfeiçoar o raciocínio lógico.<br />Para despertar maior interesse do aluno na resoluçõa de cálculos e problemas é importante aguçar a curiosodade apresentando-lhe momentos recreativos nos quais temos como objetivo o raciocínio lógico.Isabel Cristinahttp://www.blogger.com/profile/07699740239178005810noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-26646582220253403312009-01-16T09:39:00.000-08:002009-01-16T09:49:59.313-08:00ATIVIDADE 5 - VERA NASCIMENTOPrograma: Comentando as obras de Machado de Assis.<br />Área do conhecimento: Língua oral e escrita.<br />O professor deve realizar antecipações e interpretações durante uma leitura, discutir e identificar o estilo da leitura. Diante dessa sugestão conclui que podemos fazer uma discussão abordando pontos como: quem escreveu as cartas, opinião sobre o marido e as amantes, como o autor se posiciona na história sobre a cartomante e também explorando o foco narrativo ( 3 ª pessoa), tempo e o espaço, onde ocorre a trama e o tipo de discurso usado ( direto / indireto).Vera Nascimentohttp://www.blogger.com/profile/01603621604454415754noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-27635542046508914362008-12-22T13:18:00.000-08:002008-12-22T13:24:47.874-08:00Ativ-08_Elke<div style="text-align: center;"><span style="font-size:130%;">Aqui esta como foi feito o trabalho por projeto aonde mostro um pouco da Literatura de Cordel</span><br /></div><br /><a href="http://docs.google.com/Presentation?docid=dkb64zs_4d524vj2g">http://docs.google.com/Presentation?docid=dkb64zs_4d524vj2g</a>Elke Quiliãohttp://www.blogger.com/profile/15793750131674055350noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-7581165495272764582008-12-17T08:38:00.000-08:002008-12-17T09:09:57.690-08:00Atividade 6 - Olhando para uma prática do profesor com o uso da tecnologia<div style="text-align: justify;">Assisti ao filme Tecnologia ou metodologia. Penso que o bom observador vê o óbvio: Tudo muda. A natureza muda, os seres vivos evoluem, o meio ambiente se transforma. As relações de trabalho, a família, enfim..., há muita mudança. A escola deve ser um lugar de mudança, de renovação e evolução. Mas o que se observa é uma grande resistência para mudança, para o novo, para novas aprendizagens. Os professores devem ser os agentes de novos saberes, novas metodologias e novos aprendizados. Professor é um eterno aprendiz. Fica bem evidenciado no filme que não adianta equipar a escola com as novas tecnologias se o "método" de ensinar continua o mesmo. A aprendizagem deve ser significativa, ter significado e ser vivenciada ou experênciada. Se o professor e a escola não mudam, não se atualizam, o que se deve esperar de seus alunos? Nós educamos também por nosso exemplo. Temos um compromisso com gerações inteiras. O que estamos fazendo? Formamos pessoas pensantes, reflexivas, atuantes, participativas e autônomas ou meros repetidores de fórmulas, passivos e que se deixam levar por falsas ideologias e políticas. Acredito que o nosso papel é o de estar ao lado do educando e com eles aprender, reaprender e juntos buscar soluções humanitárias e justas onde todos possam se sentir valorizados.<br />Prof Nara Elisa<br /></div>bloggerdonoturnohttp://www.blogger.com/profile/16836450718446963008noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-69607005034006322612008-12-17T08:36:00.001-08:002008-12-17T08:37:38.079-08:00Atividade 6 - Adila <meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 2.0 (Linux)"><meta name="AUTHOR" content="BAIRRO CARVALHO"><meta name="CREATED" content="20081217;8043200"><meta name="CHANGEDBY" content="BAIRRO CARVALHO"><meta name="CHANGED" content="20081217;8051300"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="color: rgb(255, 153, 255);"> </span><span style="color: rgb(255, 153, 255);font-family:Arial,sans-serif;" ><span style="font-size:100%;"><b>OLHANDO PARA UMA PRÁTICA DO PROFESSOR COM USO DA TECNOLOGIA
<br /></b></span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">O processo de aprendizagem num trabalho que utiliza as TICs é um trabalho cooperativo entre professores e alunos, em ambiente de parceria, onde todos são aprendizes.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">O professor que enfatiza seu trabalho sob a perspectiva das tecnologias passa a configurar-se como mediador na aprendizagem. Representando a possibilidade de se colocar entre o aluno e a ferramenta utilizada como promotora do conhecimento. Nesse sentido, a mediação só poderá ser feita por uma das partes que já conhece a ferramenta. O professor conhecendo as TICs como ferramenta de estímulo e fonte para a aprendizagem poderá então manter-se à distância do processo, observar e interferir de forma adequada, facilitando e promovendo o aprender, isto é, contribuindo para que o conhecimento passe a se ampliar – tenha avanços. Possuir um conhecimento sobre as TICs , representa uma das condições essenciais para que ocorra uma boa mediação. Durante trabalhos realizados na sala de aula digital , temos a oportunidade de vivenciar situações de mediação na aprendizagem – um dos desafios mais importantes que enfrenta o educador. Percebe-se que são resolvidos situações-problemas de forma independente, as dificuldades apresentadas são facilmente suportadas, pois as “dicas” que são apresentadas de forma instantânea são adequadas o suficiente para promover o caminhar de forma independente. O professor promove o conhecimento e transformações com encanto e magia, sem misticismo, mas com ferramentas.</span></span></p> Adila Rooshttp://www.blogger.com/profile/13124072237191465915noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-14858328923508701042008-12-17T08:32:00.000-08:002008-12-17T08:41:35.292-08:00Colegas<div style="text-align: justify;">Estamos em fase de conclusão da Iª Etapa do Curso de TICs.<br />Ainda falta a última atividade atividade 09 - Onde vocês deverão estar entrando no blog e visualizando as atividades dos colegas. Postem um comentário para cada atividade exemplo:Atv. 1- escolham a atividade de um colega, 2 escolham atividade de outro colega, 3 escolham mais outro colega,etc...<br />Este é o presentinho de Natal!!!!<br />Bincadeirinha...<br /><br />Queridos colegas!<br />Desejo um Feliz Natal e um 2009 com muita paz e saúde à vocês e seus familiares.<br />Um grande abraço<br />Margarete Curto Schütz<br />NTE-Cachoeira do Sul<br /><br /></div>Curso - TICshttp://www.blogger.com/profile/00475058557015058687noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-39078976170035618972008-12-17T08:28:00.000-08:002008-12-17T08:29:56.573-08:00Atividades 7 - Adila <meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 2.0 (Linux)"><meta name="AUTHOR" content="BAIRRO CARVALHO"><meta name="CREATED" content="20081217;8043200"><meta name="CHANGEDBY" content="BAIRRO CARVALHO"><meta name="CHANGED" content="20081217;8051300"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;"><b><span style="color: rgb(255, 153, 255);">PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO</span>
<br /></b></span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">A análise do trabalho por projetos fornece um panorama que leva a diferençar claramente a aprendizagem dos que o adotam daqueles com outro enfoque metodológico na Educação. </span></span> </p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">Nessa perspectiva professores e alunos dedicam-se a organizar interativamente o conhecimento, a partir do estabelecimento de conexões que são adaptadas a cada situação-problema ou a cada novo tema. A aprendizagem adquire um sentido pessoal e aproxima-se sucessivamente do conhecimento da realidade, o que favorece a adaptação às mudanças sociais e culturais.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">Isso reforça que a cada novo projeto haverá muito o que oferecer e também a receber dessa vivência. Somando idéias, trocando experiências, nos enriquecemos e despertamos o potencial de criatividade e de expressão trazendo à tona o desejo da dinamização da Educação.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">O poder que o avanço das ciências e das tecnologias oferecem, exige que o processo ensino e aprendizagem seja continuamente dinamizado, principalmente em função de alguns fatores – metodologias, atualização de conteúdos, construção do conhecimento. No planejamento de projetos é importante levar em conta a participação de todos os segmentos envolvidos alunos, pais, professores gerando-se atividades consorciadas, na qual compartilham-se responsabilidades com tarefas da Educação.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">Através do trabalho com projetos há preocupação quanto a possibilidades de engajamento e entrelaçamento entre disciplinas, optando-se por tópicos de maior interesse e buscando a superação de disciplinas criticas- aquelas que apresentam baixo índice de rendimento pelo aluno.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">O importante é que com a utilização de projetos busca-se construir uma nova metodologia na prática pedagógica. Em função disso sabe-se que conceitos e ações são incompletas, deixando margens para novas visões, novos conceitos e novas ações. Desta forma surge e acontece a todo instante um continuo refazer.. Nesse sentido existem contribuições significativas no trabalho com projetos que precisam ser compreendidas e reelaborados para outros contextos que não os utilizam. </span></span> </p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify">
<br /></p> Adila Rooshttp://www.blogger.com/profile/13124072237191465915noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-74099170882713269772008-12-17T08:27:00.000-08:002008-12-17T09:58:47.796-08:00Atividade 1_saweirich.liberato<div style="text-align: justify;"> <meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 2.0 (Linux)"><meta name="CREATED" content="20081217;14532600"><meta name="CHANGED" content="20081217;15255500"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="center"><span style="font-family:arial;">Atividade 1_Sérgio Weirich</span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="center">“<span style="font-family:arial;">Quem sou como professor e aprendiz”</span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><span style="font-family:arial;"> Todo professor desperta curiosidade no aluno, sendo assim, considero que consigo também despertar esta curiosidade, tendo em vista que o conteúdo que trabalho se presta a isto pois a economia do País e do Mundo estão constantemente em mudança e a forma de ensinar também deve sofre mudanças, para se adequar a realidade diária, onde as coisas acontecem muito rapidamente.
<br />No caso da escola pública esta atualização das noticias está cada vez mais presente e rápida, com a chegada da sala de aula digital, pois o aluno que não dispõe desta ferramenta em casa, pode contar com a escola para acessar estas informações.
<br />Constantemente os alunos trazem novas questões, que vão surgindo no decorrer do ano, como esta crise mundial de confiança no Sistema Financeiro, permitiu um debate em aula, onde foram estudados os motivos e a repercussão no Brasil.
<br />Sinto que com isso estou oportunizando ao aluno uma educação melhor participando com eles na formulação dos conteúdos.</span></p> <span style="font-family:arial;">
<br /></span><span style="font-family:arial;"></span><span style="font-family:arial;"></span><span style="font-family:arial;">
<br /></span></div>Sérgiohttp://www.blogger.com/profile/02002234369219675953noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-10292120211894675462008-12-17T08:22:00.000-08:002008-12-17T09:08:55.536-08:00Atividade 2- Luciane BorgesRegistrando a própria reflexão<br /> Gostaria de começar o texto reforçando que as pessoas trazem consigo suas experiências, bagagens e vivências, e que o conhecimento, assim como as pessoas são construídas a todo momento.<br /> Acredito que toda formação, proporciona aprendizagens, possibilitando reflexões. A nossa, agrega o conhecimento específico das tecnologias, a prática docente, a qualidade de ensino e a satisfação das pessoas. Ainda promove o exercício do pensamento e da crítica. Habilidades essenciais para se viver na atualidade. Visto que, a sociedade contemporânea se caracteriza especialmente pelo avanço das tecnologias, quantidade e velocidade de informação e pelo desenvolvimento das pessoas em suas várias dimensões.<br /> Minhas preocupações dizem respeito a necessidade de encurtamento entre a sociedade e a escola que somente se dará se o professor quiser a mudança.<br /> Precisamos discutir o papel da escola, perceber que existem várias formas de aprender e ensinar, que se aprende em todos os momentos em diferentes espaços e por toda a vida e que o professor assuma o seu papel o de facilitador da aprendizagem. Ver na educação o agente de transformação da sociedade e que se dá através de um processo complexo de comunicação.<br /> As expectativas em relação ao curso são muitas, acredito na educação. Educação para a transformação, realizada com responsabilidade, competência, com formação continuada, onde o profissional da educação se reconheça e conheça o seu importante papel na construção do cidadão e da sociedade, visando um mundo melhor para todos.luhttp://www.blogger.com/profile/16746042194218152588noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-89885101239162554092008-12-17T08:05:00.000-08:002008-12-17T08:51:44.635-08:00Atividade 5 - Adila <meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 2.0 (Linux)"><meta name="AUTHOR" content="BAIRRO CARVALHO"><meta name="CREATED" content="20081217;8043200"><meta name="CHANGEDBY" content="BAIRRO CARVALHO"><meta name="CHANGED" content="20081217;8051300"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; color: rgb(255, 153, 255); text-align: center;"><span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;"><b>A CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
<br /></b></span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%; page-break-before: auto; color: rgb(51, 51, 51);" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">No momento em que se caminha em direção à acessibilidade de cegos às TICs nos deparamos com aparelhagens especiais que são aplicadas a fim de superar barreiras em favor dos indivíduos cegos. Uma experiência é vivenciada na Sala de Deficientes Visuais (DV) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho, no município de Cachoeira do Sul.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%; color: rgb(51, 51, 51);" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">Alunos de diferentes níveis de escolaridade são usuários direta e indiretamente do Sistema DOSVOX, desde que a Sala de Deficientes Visuais (DV) passou a implantar o sistema destinado a atender aos deficientes visuias que desejam utilizar o computador para desempenharem diferentes tarefas. O Sistema DOSVOX caracteriza-se por apresentar sistema operacional, destinado a produzir saída sonora com fala em língua portuguesa – um equipamento de voz. Esse sistema permite o acesso ao computador dos alunos cegos, eliminando sérias restrições para comunicação com pessoas não cegas, trazendo características interativas.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%; color: rgb(51, 51, 51);" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">A impressora Braille utilizada na Sala de DV é uma das tecnologias voltadas para deficientes visuais.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%; color: rgb(51, 51, 51);" align="justify"> <span style="font-family:Arial,sans-serif;"><span style="font-size:100%;">Há cerda de um ano, todos os trabalhos em Braille realizados pelos alunos ou para os alunos eram escritos na máquina de datilografia Braille ou usava-se reglete e punção. Com chegada da impressora Braille as atividades passaram a ser digitadas no computador no programa Braille Fácil e posteriormente impressos. Com a ajuda da impressora um aluno cego é capaz de ler o que os outros escreveram, de escrever e ser lido pelos outros. A professora responsável pela Sala de DV confecciona material para todos os alunos inclusos nas instituições escolares tanto da rede municipal como da rede estadual do Município que são cegos ou apresentam baixa visão. A confecção do material atualmente apresenta mais agilidade e maior produtividade, logo, ganho de tempo e conseqüentemente mais atendimentos de alunos. As TICs na sala de DV constituem-se em ferramentas valiosas, que vem somar aos já disponíveis, para impulsionar o processo de emancipação dos indivíduos cegos ou com baixa visão.</span></span></p> Adila Rooshttp://www.blogger.com/profile/13124072237191465915noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-83924716133914257622008-12-17T03:30:00.000-08:002008-12-17T08:29:57.190-08:00Atividade 7 - Zilá -<span style="font-family:georgia;"> Atividade 7 _ Zilá<br /><br />TRABALHO POR PROJETOS<br /><br />O aluno aprende fazendo e o professor é o mediador.<br /><br />Tema: PROJETO FESTAS DE NATAL<br />Conteúdos curriculares envolvidos: textos de natal/ músicas natalinas/decoração natalina.<br />Número de alunos: 20<br />Professores participantes: 01<br />Tecnologias e mídias utilizadas: painéis, e sites sobre o assunto:<br /></span><a href="http://www.belasmensagens.com.br/natal/transformacao-no-natal-621.html"><span style="font-family:georgia;">http://www.belasmensagens.com.br/natal/transformacao-no-natal-621.html</span></a><span style="font-family:georgia;"> Painel texto<br /></span><a href="http://vagalume.uol.com.br/simone/entao-e-natal.html"><span style="font-family:georgia;">http://vagalume.uol.com.br/simone/entao-e-natal.html</span></a><span style="font-family:georgia;"> musica<br /></span><a href="http://www.artesanatodenatal.com/enfeites-natal/anjo-de-macarrao.html"><span style="font-family:georgia;">http://www.artesanatodenatal.com/enfeites-natal/anjo-de-macarrao.html</span></a><span style="font-family:georgia;"> anjo de massa.<br /></span><a href="http://www.meupapainoel.com.br/cartas.htm"><span style="font-family:georgia;">http://www.meupapainoel.com.br/cartas.htm</span></a><span style="font-family:georgia;"> Cartas para Papai Noel<br />Você gosta do natal?<br />Duração: 5 aulas<br />Atitudes dos alunos: Deverá haver interesse e participação, por parte dos alunos, evidenciados no prazer de trabalhar, e nas sugestões dadas.<br /><br />Análise: Permite trabalhar com os alunos o sentido do natal, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades manuais, coordenação, valorização do espírito natalino e solidariedade para com o próximo.<br />Tem como objetivo:<br />Desenvolver a sensibilidade e a criatividade dos alunos.<br />Possibilitar uma reflexão crítica dos alunos em busca da construção de um conceito Natalino rico em vivencias e amor.<br /><br />Metodologia:<br />Trabalhar os textos natalinos como incentivo, usando as regras de interpretação de textos, ilustrar e enviar, no caso da Carta ao papai Noel, cantar a música Então é Natal, preparando-a para apresentação, confeccionar o anjo de massa para dar de lembrança de Natal.<br /><br />Professores participantes:<br />Língua Portuguesa, artes, música.<br /><br />Atividade Final:<br /><br />Apresentação para os colegas e pais dos trabalhos confeccionados, assistindo ao mesmo tempo a apresentação das atividades realizadas por outras turmas.<br /><br /><br />Avaliação: Os alunos deverão evidenciar prazer, trabalhando com disposição. Deve-se notar o empenho através do resultado apresentado.<br /><br />Depois de fazer meu trabalho encontrei este projeto, minha colega Aline fez um parecido e o pessoal adorou.<br /></span><a href="http://www.pucrs.br/" target="_blank"></a><br /><a href="http://www.mundojovem.pucrs.br/"></a><br /><span style="font-family:georgia;">Projetos Pedagógicos<br />Para reduzir o uso de sacolas plásticas O projeto “Sacando o Futuro” está sendo realizado na Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Pedro Osório, RS. Iniciou em setembro de 2007, com os alunos da 7ª série, sob a coordenação da professora Carla, envolvendo toda a escola, para conscientizar a população e o comércio da cidade sobre a importância de reduzir o uso de sacolas plásticas. A idéia do projeto surgiu quando se observou a grande preocupação dos alunos com a preservação do meio ambiente e os impressionantes relatos da quantidade de sacolas plásticas que chegam a suas casas. Foram envolvidas diretamente as disciplinas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Artes.Passos do desenvolvimento O primeiro passo foi a constatação da realidade. Os alunos visitaram o aterro sanitário, onde é depositado o lixo da cidade; entrevistaram o secretário de obras do município, responsável pelo destino do lixo; visitaram e conversaram com os responsáveis dos 52 estabelecimentos comerciais da cidade. Desta apuração perceberam que o comércio local distribui mensalmente cerca de 165 mil sacolas plásticas. Pedro Osório é um município pequeno, com oito mil habitantes. Dessas sacolas, 90% vão para o aterro sanitário, onde supostamente ficam durante 400 anos para se decompor. Mas o que mais preocupa os estudantes são esses 10% restantes, que se espalham em muitos lugares, com prejuízos ainda maiores para a natureza. Uma tarefa do projeto foi a verificação dos locais onde se encontram sacolas plásticas. Esta realidade foi apresentada através de fotografias. Descobriu-se, durante o trabalho, que algumas pessoas utilizam sacolas plásticas para confecção de trabalhos manuais, como tapetes, bolsas, obras de arte etc. O passo seguinte foi estudar possibilidades de redução do uso de sacolas plásticas, em favor da preservação do meio ambiente.Sacolas ecológicas Além da conscientização de reduzir o uso das sacolas plásticas, o projeto organizou um estudo sobre alternativas ao plástico. Chegaram à conclusão que em muitos casos é possível usar embalagens de papel ou de pano. Depois das pesquisas, a convicção foi de que uma boa possibilidade de substituir sacolas plásticas seriam as sacolas oxibiodegradáveis. Oxibiodegradável é o processo de degradação do plástico, utilizando aditivos para acelerar este processo, contando com auxílio do oxigênio, da temperatura e de processos mecânicos, como vento, chuva etc. Não precisa de um ambiente biologicamente ativo. Mesmo estando em cima de uma árvore, este plástico irá se degradar. O plástico biodegradável tem que estar em ambiente biologicamente ativo para se degradar. Este ambiente pode ser uma compostagem, por exemplo. Caso este saco plástico biodegradável esteja em cima de uma árvore, vai demorar o mesmo tempo que o plástico convencional para se degradar. O plástico oxibiodegradável agride menos o meio ambiente, pois diminui o tempo de degradação para no máximo 18 meses. Ao longo dos anos vem se acompanhando uma elevação desenfreada na demanda de utilização de embalagens plásticas de uso único, causando uma mudança nos hábitos de consumo em função de seu baixo custo. Há poucas décadas cada consumidor levava sua sacola de pano para as compras. Os plásticos tradicionais são materiais particularmente versáteis e resistentes. Na verdade, sua robustez é uma das causas de seu imenso sucesso, em inúmeras aplicações, em nossa vida cotidiana. Este produto pode ser um aliado ainda maior ao ganhar em seu processo de manufatura normal, os aditivos existentes que são utilizados, cuja atuação fragiliza as ligações entre os átomos e moléculas, tornando o produto sensível à luz solar, umidade, temperatura, estresse do filme, além de torná-lo digerível por microorganismos. Iniciando assim, o processo de degradação natural, encurtando consideravelmente seu ciclo de vida. A continuidade do projeto, em 2008, consiste em pôr em prática as sugestões da redução do uso das sacolas plásticas aos comerciantes, buscando parcerias junto à prefeitura ou entidades que estejam dispostas a colaborar. “Acompanhei, em termos, o trabalho deste projeto. Ele provocou muitos diálogos e debates em casa. Não tinha idéia da maravilha que a pesquisa e o projeto proporcionaram ou podem proporcionar ao nosso município”, escreveu Lígia, mãe de uma das alunas envolvidas no projeto.</span>Zila Pintohttp://www.blogger.com/profile/11249193634649181173noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-69893163727416455502008-12-16T15:53:00.000-08:002008-12-16T15:59:32.244-08:00Atividade 8 - Nilzo Machado<div style="text-align: center;"><span style="color: rgb(102, 51, 102);"><span style="font-family: verdana;"><span style="font-weight: bold;">Olá Colegas!</span><br /><br /><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Clique no <span style="font-weight: bold;">LINK</span> abaixo para visualizar minha<br />apresentação relativo ao <span style="font-weight: bold;">PROJETO</span> da <span style="font-weight: bold;">Atividade 7</span>.<br /><br /><span style="font-size:78%;"><a href="http://docs.google.com/Present?docid=df7x866s_111c9cq4jdd&invite=cvv4x89">Projeto "Valorizando a Vida"/Escola Antonio Vicente da Fontoura</a><br /><br /><br /><span style="font-size:100%;"><span style="font-size:130%;">Um abraço!<br />Nilzo Machado</span><br /></span></span><br /></span></span></span></div>Prof. Nilzo Machadohttp://www.blogger.com/profile/18161994445994498068noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-16916126885479140512008-12-15T13:55:00.000-08:002008-12-15T15:31:13.451-08:00<span style="font-size:180%;color:#990000;"><strong><em>Atividade 7 - Cleonice</em></strong></span><br /><span style="font-size:180%;color:#990000;"><strong><em>TRABALHO POR PROJETOS </em></strong></span><br /><p><span style="color:#990000;"><strong>Trabalhar com projeto requer</strong> </span></p><p><span style="color:#990000;">Abertura <br />Parceria<br />Humildade<br />Visão interdisciplinar<br />Contextualização do tema</span></p><p><span style="color:#990000;">Propiciar o aluno ser sujeito de sua aprendizagem </span></p><span style="color:#990000;"></span><br /><span style="color:#990000;"><strong>Vantagens:</strong></span><br /><span style="color:#990000;">Aumento da produtividade do aluno, que acontece quando o projeto que está sendo desenvolvido pela escola conta com o apoio do Núcleo Gestor e dos Educadores; </span><br /><span style="color:#990000;">Participação efetiva da Comunidade Escolar durante o período de implantação dos projetos. Vale lembrar que quando trabalhamos com projetos é necessário fazer todo um trabalho de sedução, porque temos que seduzir nossos educandos para que estes sintam curiosidade de conhecer o mesmo.</span><br /><span style="color:#990000;">Conscientização dos problemas a serem enfrentados pela comunidade para não correr o risco de desenvolver um projeto que não seria apreciado pela maioria</span><br /><span style="color:#990000;"></span><br /><span style="color:#990000;"><strong>Desvantagens:</strong></span><br /><span style="color:#990000;">Fonte de pesquisa e material insuficiente</span><br /><span style="color:#990000;">Dificuldade de acesso aos campos de pesquisa, como também envolver os alunos na execução das atividades</span><br /><span style="color:#990000;">Resistência ao que é novo, tanto por parte dos alunos como dos professores (comodismo).</span><br /><span style="color:#990000;">Falta de cooperação, o que dificulta a interdisciplinaridade e sobrecarrega algumas pessoas</span><br /><span style="color:#990000;">O dever de cumprir com o plano de curso(há reclamações de pais e alunos quando os conteúdos atrasam);<br />O professor, às vezes, precisa usar seu tempo livre para concluir as atividades.</span><br /><span style="color:#990000;"></span><br /><span style="color:#990000;">Projeto <strong>"Cartografando"</strong> (interdisciplinar - Geografia, Língua Portuguesa e Artes)</span><br /><span style="color:#990000;">Uma turma com 25 alunos</span><br /><span style="color:#990000;">No primeiro momento é feita uma leitura sobre o tema.</span><br /><span style="color:#990000;">Logo em seguida visualização do Brasil no mundo, na América e isoladamente.</span><br /><span style="color:#990000;">Explicações de como confeccionar o mapa, tipo de material a ser utilizado e técnica(lâminas de raios x e técnica do mosaico)</span><br /><span style="color:#990000;">Deverão escolher o modelo em um atlas para fazer o seu trabalho, seguindo sempre as orientações dos professores.</span><br /><span style="color:#990000;">Elaboração do mapa mudo(apenas o contorno externo e interno)</span><br /><span style="color:#990000;">Em seguida os alunos passarão a colorir o mapa com a técnica usando papel de seda ou dobradura colorido, sendo que cada estado será confeccionado com uma cor diferente para dar maior beleza ao mapa.</span><br /><span style="color:#990000;">Após a conclusão do trabalho é feita uma uma exposição para outras turmas da escola, explicando a importância de se trabalhar com mapas, saber localizar-se, saber usar o mapa, saber distâncias...</span><br /><span style="color:#990000;">Obs:</span><br /><span style="color:#990000;">Este é apenas um projeto, não usei projetos trabalhados e sim projetei um para que futuramente possa ser colocado em prática.</span><br /><span style="color:#990000;">Nas escolas que trabalho, professores e alunos estão sempre trabalhando com projetos, principalmente no que diz respeito a meio ambiente, reciclagem, recursos hídricos...</span><br /><span style="color:#990000;"></span><br /><span style="color:#990000;">OBS: Vejo um interese muito grande por parte dos alunos quando se trabalha alguma coisa onde há competição, como por exemplo, uma gincana. Poderíamos trabalhar com o projeto e fazer valer pontos, seria uma ótima para eles competirem e se sentirem cada vez mais valorizados.</span><br /><span style="color:#990000;">Cleonice</span><br /><span style="color:#990000;"></span><br /><span style="color:#990000;"></span><br /><span style="color:#990000;"></span>Cleonice-linux-2008http://www.blogger.com/profile/10928254898423680253noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-66160650455109851032008-12-15T12:29:00.000-08:002008-12-15T12:43:24.468-08:00ATIV-07 _ ELKE <meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"><title></title><meta name="GENERATOR" content="BrOffice.org 2.0 (Linux)"><meta name="CREATED" content="20081124;20182000"><meta name="CHANGED" content="20081201;17243600"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; color: rgb(102, 51, 102); font-weight: bold;" align="center">TRABALHO POR PROJETOS</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; font-style: italic; font-weight: bold;" align="center"><span style="font-family:Verdana;"><span style="font-size:85%;">O aluno aprende fazendo e o professor é o mediador.</span></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(204, 51, 204);">Tema: </span><b>LITERATURA DE CORDEL</b></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Conteúdos curriculares envolvidos: </span>Escrita em versos, xilogravura.</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Número de alunos:</span> 28</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Professores participantes:</span> Educação Artística e Lingua Portuguesa.</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Tecnologias e mídias utilizadas:</span> fotos e sites sobre o assunto: </p> <ul><li value="1"><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><a href="http://www.teatrodecordel.com.br/">www.teatrodecordel.com.br</a></p> </li><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wikw/lietraturade">http://pt.wikipedia.org/wiki/literatura_de_</a>cordel </p> </li></ul> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Duração: </span>5 aulas</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Atitudes dos alunos: </span>Os alunos se enteressaram e gostaram de participar de uma atividade diferente envolvendo lingua portuguesa nos textos e a parte da xilogravura em educação artística.</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Análise:</span> Permite trabalhar com os alunos outra forma de expressão artística, bem como propicia discutir a questão da manifestação popular como a melhor forma de se vivenciar a cultura de um povo.</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Tem como objetivo:</span><b> </b> </p> <ul><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Trabalhar expressão artística. </p> </li><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Desenvolver a sensibilidade e a criatividade dos alunos. </p> </li><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Trabalha a leitura e escrita de versos de cordel</p> <p class="western"> </p> </li></ul> <p class="western"><b><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Metodologia:</span> </b> </p> <ul><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">Explicar aos alunos o que é literatura de cordel e como ele é feito.</p> </li><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">visualização e leitura de alguns livros de cordel.</p> </li><li><p class="western">Dividir a turma em grupos e pedir que crie um livro de cordel. </p> </li></ul> <p class="western"><b style="color: rgb(153, 51, 153);">Atividades</b> </p> <ul><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">fazer o texto;</p> </li><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">fazer a ilustração do texto;</p> </li><li><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;">fazer a falsa xilogravura com bandeja de isopor;</p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;"></p> </li></ul> <p class="western"><b><span style="color: rgb(153, 51, 153);">Produção Final:</span> </b> </p> <p class="western"> Criar um livro de cordel. </p> <p class="western"> </p>
<br />Elke Quiliãohttp://www.blogger.com/profile/15793750131674055350noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-2472826847486567507.post-84770422994703072452008-12-15T08:23:00.000-08:002008-12-15T10:18:48.808-08:00Atividade 1- Luciane Borges"Quem sou como professor e aprendiz"<br /> Não há educação quando não há trocas. Aprendemos a todo instante, de várias maneiras, em qualquer espaço. Desde que haja uma pré-disposição. Essa é a essência do nosso ser, ser humano e o que "às vezes" nos torna "diferentes" dos demais.<br /> O verdadeiro educador, reconhece os seus limites, não para ir até ali, mas para pesquisar o que necessita, busca aprimoramento, consegue interagir com seus alunos, facilita a aprendizagem, sabe o seu lugar na sociedade e no mundo, desenvolve habilidades/competências em seus educandos para que sejam capazes de transformar suas realidades na busca de um lugar melhor de se viver e principalmente respeita o processo de cada um, suas histórias, trajetórias...<br /> Diante de tudo isso, fica evidente que ser educador é muito complexo. E olhar para si mesmo, não é tarefa fácil.<br /> Acredito que consigo corresponder as expectativas dos alunos e até surpreendê-los em alguns momentos, mas sei que tenho a minha área de atuação como aliada. Trabalho com artes, e não tem como trabalhar esta disciplina se não for aguçando a curiosidade, preparando novos ambientes, utilizando novidades culturais para representar o pensamento, ouvindo suas necessidades e aspirações, idéias e sugestões, a troca é a base de toda a aula, o novo olhar, a observação, a criação, a interação.<br /> Mesmo contudo que relatei, tenho consciência que o que possibilito não é o ideal, gostaria de ter mais horas para planejamento, para me dedicar a um estudo de pesquisa em relação ao que faço, para poder fazer as minhas formações com mais dedicação.luhttp://www.blogger.com/profile/16746042194218152588noreply@blogger.com7